x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 376

Misleide Rodrigues

Misleide Rodrigues

Bronze DIVISÃO 1
há 7 anos Terça-Feira | 24 maio 2016 | 12:50

Bom dia pessoal estou com a seguinte dúvida;
Minha mãe trabalhou durante 3 anos em uma empresa no qual faliu, porém esta empresa não deu baixa na carteira dela nem pagou sua recisão, soube também que a empresa não declarou falência. Ela já esta chegando na idade de aposentar mais faltam 7 anos de contribuição, ela trabalha como autônoma costurando em casa, caso minha mãe venha se tornar Micro Empreendedor Individual e contribuir através da guia do MEI durante esses 7 anos que faltam ela terá direito de aposentar?

Josiane de Pieri

Josiane de Pieri

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Terça-Feira | 24 maio 2016 | 12:55

Boa tarde Misleide Rodrigues Ribeiro,

Se ela abrir uma empresa MEI e pagar somente o DAS (que é o imposto único) ela se aposenta apenas por idade e no valor máximo de 1 salário mínimo. Agora, se ela já contribui com um valor maior do que o salário mínimo federal, daí, vale a pena ela abrir uma MEI e pagar o complemento de INSS de 15%, GPS código 1910 para que ela se aposente por tempo de contribuição. Em caso outros benefícios, os dois valem igualmente.

Abs,

Misleide Rodrigues

Misleide Rodrigues

Bronze DIVISÃO 1
há 7 anos Terça-Feira | 24 maio 2016 | 13:01

Josiane de Pieri, teria alguma complicação no momento em que ela for abrir a MEI pois a empresa aonde ela trabalhou ainda não deu baixa na carteira dela?
Desde já agradeço!

Josiane de Pieri

Josiane de Pieri

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Terça-Feira | 24 maio 2016 | 13:06

Misleide,

Veja essa questão, que retirei do próprio site do MEI:

2.7 - É POSSÍVEL SOLICITAR A INSCRIÇÃO COMO MEI E MANTER VÍNCULO EMPREGATÍCIO COM CARTEIRA ASSINADA?
Resposta:
Sim. Não há impedimento de um empregado, com carteira assinada exercer atividade econômica como MEI nas horas vagas.

Caso queira obter mais informações, acesse o portal o MEI, no endereço: http://www.portaldoempreendedor.gov.br/mei-microempreendedor-individual

Espero ter ajudado!

Abs,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.