Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 344

Retenção ISSQN

orivaldo qbar carvalho junior

Orivaldo Qbar Carvalho Junior

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 25 maio 2016 | 09:06

Bom dia,

Temos a seguinte situação:

Empresa optante pelo SIMPLES NACIONAL, enquadradas nos anexos I e III. Nas operações de prestação de serviços, quando emite-se a Nota Fiscal, está sendo retido ISS mesmo a empresa sendo enquadrada no SIMPLES NACIONAL. A duvida aí é quanto a bi-tributação, que no meu entendimento está ocorrendo.

Ex.: todo mês, apuramos os impostos sobre o faturamento e recolhemos na guia DAS. Dentro da composição da DAS, apuramos o ISS e repassamos a Prefeitura Municipal no ato do recolhimento. Dessa forma, entendo que há sim uma bi-tributação sobre esse imposto. A empresa contribui quando apura o faturamento e contribui novamente quando emite toda e qualquer Nota Fiscal de Serviços pois dela é retido % sobre o valor da Nota.

Alguém tem caso similar? Já buscou restituição disso junto à Prefeitura?

Abraços,

Orivaldo

LUCIANO FAYER BASTOS

Luciano Fayer Bastos

Ouro DIVISÃO 3
há 7 anos Quarta-Feira | 25 maio 2016 | 09:20

Orivaldo se o ISS esta sendo efetivamente retido,na hora de calcular o DAS bastaria marcar como receitas sujeita a retenção e substituição tributaria do iss há um erro no calculo do das tambem

Luciano Fayer Bastos

https://www.linkedin.com/in/luciano-fayer-554b5912a/
Twitter: @fayerluciano

“O saber é saber que nada se sabe. Este é a definição do verdadeiro conhecimento.” (Confúcio)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.