Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 8

acessos 9.131

Anulação de Valor relativo à compra de Energia Elétrica

TIAGO HENRIQUE GUEDES

Tiago Henrique Guedes

Bronze DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 7 anos Segunda-Feira | 30 maio 2016 | 14:50

Prezados (as),

Acerca da nota fiscal de anulação de valores (CFOP 1207), emitida por parte da distribuidora de energia elétrica situada no Estado do Paraná, quando percebida alguma incorreção na nota fiscal original, surge a seguinte dúvida:

i) Deverei escriturar essa nota fiscal ou deverei emitir nota fiscal com CFOP 5207?

Obs.: Se trata de consumidor livre.

Desde já agradeço à atenção de todos.

kleber ortega carmona

Kleber Ortega Carmona

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 9 junho 2016 | 09:24

Tiago, estou com o mesmo problema...
A Cia de Energia emitiu duas nfs de anulação de valores de faturas escrituradas no mês 03 e 04/2016 alegando erro e estão cobrando a diferença na fatura do mês 05/2016. Entrei em contato com a Cia. e me disseram que não haverá uma outra NF de ajuste substituindo a errada. A dúvida é se devemos fazer algum ajuste em nossa escrituração.

TIAGO HENRIQUE GUEDES

Tiago Henrique Guedes

Bronze DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 7 anos Terça-Feira | 14 junho 2016 | 16:43

Boa tarde, Kleber

No meu caso, acredito que no seu também, a distribuidora de energia é a COPEL.

Recebi a nota fiscal de anulação e também a nota fiscal substituta, entretanto no mês seguinte a fatura veio com o desconto da diferença.

Em suma, consegui contato com a distribuidora e também com outra empresa do Paraná que passa pela mesma situação, e a posição que me passaram é que essas notas fiscais são apenas informativos dos ajustes e que não devem ser escrituradas.

Não obstante, os impostos (no meu caso que teve desconto) deveriam ser estornados.

Obrigado.

Fernando Soares

Fernando Soares

Bronze DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 7 anos Terça-Feira | 6 dezembro 2016 | 11:02

Essa anulação da Copel é bem confusa, como tenho créditos na entrada fica muito complicado ficar retificando todo mês o SPED.

Vou ter que ver se tem outra opção para escrituração dessa nota fiscal. estou tentando contato com a Copel porem é difícil de falar com alguém.

Mas enfim, muito Obrigado pelo retorno.

Fernando Alves Martins

Fernando Alves Martins

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 27 março 2017 | 08:54

Bom dia!

Também estou na mesma situação dos senhores.

Fernando Alves Martins

Graduado em Ciências Contábeis pela UNESPAR/FECEA – Apucarana/PR. Pós-Graduado em Gestão Financeira, Contábil e Auditoria pela INBRAPE/FECEA – Apucarana/PR. Pós-Graduação em Direito Previdenciário pela Damásio Educacional S/A. – Unidade Apucarana/PR. Cursando MBA Contabilidade, Compliance & Direito Tributário pela BSSP Centro Educacional. Contador na empresa Bortolloti Ind. e Com. de Móveis Ltda. (HB Móveis). Presidente da ACECA (Associação dos Contabilistas e Empresas Contábeis de Arapongas). Coordenador do Grupo de Estudos do SESCAP-PR (Regional Arapongas). Estando entre os 05 (Cinco) inscritos e aprovados para ocupa 02 (duas) cadeiras na Academia de Ciências Contábeis do Estado do Paraná (ACCPR) no ano de 2015. Estando entre os 04 (Quatro) inscritos e aprovados para ocupar 01 (uma) cadeira vaga na Academia de Ciências Contábeis do Estado do Paraná (ACCPR) no ano de 2017.

[email protected]
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.