x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 3.070

ICMS ST - Rio Grande do Sul

THALITA SUELEN FREIRE DE OLIVEIRA

Thalita Suelen Freire de Oliveira

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 31 maio 2016 | 14:14

Boa tarde, recebi uma notificação da Secretaria da Fazendo do estado do Rio Grande do Sul, referente indícios de não pagamento de ICMS ST, cujos o NCM seria os seguintes: 40103900; 40169300; 73202090 e 84834090.

Esses NCM se enquadram em autopeças, porém minha empresa não é do seguimento de autopeças. O CNAE da empresa é 46.69-9-99 Comercio atacadista de outras maquinas e equipamentos não especificados anteriormente; partes e peças. Pergunta: Devo recolher o ICMS ST desses NCM, mesmo não sendo autopeças? Qual a base legal?

Por favor me ajudem.

Obrigada

João Carlos

João Carlos

Ouro DIVISÃO 1
há 8 anos Terça-Feira | 31 maio 2016 | 17:18

Boa tarde Thalita,

Bem vinda ao Fórum!

Para que haja a notificação da Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul, acredito que houve cruzamento da(s) nota(s) e constaram que não foi/foram recolhida(s). Estas mercadorias estão listadas no Convênio ICMS 92/2015, sob o mesmo segmento, portanto se houver Protocolo e/ou Convênio com o estado (acho difícil não possuir) eu recomendo o recolhimento.

Tivemos um caso recentemente que meu cliente deixou de recolher o valor da substituição tributária que estava descrita na nota fiscal. Neste estado há um criterioso controle e, certamente, havendo falta de recolhimento, eles a notificarão.

João Carlos
Consultor de Implantação Fiscal - Sankhya - Unidade ABC Paulista
Sankhya Gestão de Negócios

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."
Adri Anzini

Adri Anzini

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 21 julho 2016 | 15:14

Meu cliente optante pelo Simples de SC revendeu auto peças para RS e tbm recebeu a notificação para recolhimento do ICMS ST. Verifiquei o CNPJ para quem ele vendeu e é um comércio de flores, por tanto Uso e Consumo, tbm optante pelo Simples. Neste caso o meu cliente deve recolher o valor correspondente à diferença de alíquota na GNRE código 100099? Isto independente do meu cliente ter utilizado o CFOP 6403 ou 6404? Obrigada pela ajuda...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.