x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 2

acessos 2.674

Toninho

Toninho

Iniciante DIVISÃO 4, Não Informado
há 15 anos Domingo | 12 abril 2009 | 21:45

Olá boa noite.. preciso de ajuda para terminar um exercicio da faculdade...estou escriturando o livro caixa de produtor rural...
tenho um lançamento assim:
Emprestimo contraido junto ao banco do brasil no valor de 350.000,00... qual o procedimento correto neste caso de emprestimo?

Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.
Salmos 1:3
Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 13 abril 2009 | 07:24

Toninho,


Em primeiro lugar gostaria de lhe dar as Boas Vindas em nome de todos aqui do Fórum.
É um prazer tê-lo aqui e espero que goste do nosso Fórum, aprenda muito e nos ajude ainda mais.


Em relação à sua dúvida, o primeiro detalhe a ser observado no seu exercício é verificar qual a natureza jurídica deste produtor rural, ou seja, é um produtor rural pessoa física ou pessoa jurídica.

Como na questão está abrangendo o Livro Caixa, acredito que se trata de um produtor rural pessoa física que, de acordo com as orientações da RFB, "O resultado da exploração da atividade rural exercida pela pessoa física é apurado mediante a escrituração do livro Caixa, abrangendo as receitas, as despesas, os investimentos e demais valores que integram a atividade."
Diante do exposto, você deverá lançar este empréstimo no livro caixa como sendo um receita financeira para o produtor rural. O pagamento do empréstimo será uma despesa financeira.

Vale a pena lembrar que, na atividade rural existe a operação de antecipação de vendas (venda de soja verde, por exemplo), onde o valor recebido pelo produtor rural será considerado como sendo um "adiantamento recebido por conta de venda para entrega futura", o que não será considerado como uma receita.
Deste mesmo modo, o pagamento deste adiantamento será considerado como "entrega de produtos referente a adiantamentos recebidos anteriormente" e, também não será considerado como uma despesa.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Toninho

Toninho

Iniciante DIVISÃO 4, Não Informado
há 15 anos Segunda-Feira | 13 abril 2009 | 13:03

Valeu, muito obrigado pela ajuda...

Grato,

Toninho

Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.
Salmos 1:3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.