Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 12

acessos 934

Dúvida sobre MEI

ANDERSON BORGES

Anderson Borges

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 6 junho 2016 | 13:09

Boa tarde Pessoal,

Bom sou novo no fórum mas acompanho as noticias e alguns posts semanalmente e hoje decidi criar um cadastro para tirar a seguinte dúvida:

Meu pai tem um pequeno comércio, onde não tem funcionários e é optante do simples nacional. . a contabilidade faz apenas apuração do simples através da redução Z e o setor de folha a guia de INSS, o mesmo paga R$ 400,00 em honorários.

Eu me formei em ciências contábeis no segundo semestre de 2015 e já passei na prova do CRC, gostaria de saber se eu posso baixar um sistema de contabilidade gratuito (vi post aqui no fórum sobre sugestões) e fazer a contabilidade da empresa?

Para fazer isso eu teria que abrir um escritório contábil como MEI? (ja dei uma pesquisada aqui no fórum sobre o tema)

Carlos Alberto de Paiva Antonio

Carlos Alberto de Paiva Antonio

Prata DIVISÃO 4, Encarregado(a) Fiscal
há 7 anos Segunda-Feira | 6 junho 2016 | 16:13

Não, mas se considerar os benefícios que ele pode ter como MEI, alem de esta atuando formalmente, não que como autônomo não seja, mas pra quem conhece a base da formalização da opção pelo MEI sabe que e de baixo custo e mas formal se apresentar como MEI no mercado.

Embora não conheço o caminho da prestação de serviço como autônomo relacionado a contabilidade, se existe alguma restrição e exigência.

Marcelo Morais

Marcelo Morais

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 7 anos Segunda-Feira | 6 junho 2016 | 16:19

Poderia sim, autuar como autônomo, requerendo junto a prefeitura do Município. Mas conforme já explicado pelo nosso amigo Carlos, no enquadramento MEI, ira obter melhores benefícios em relação a pagamento de tributos, já que no caso especifico ira apenas assumir uma contabilidade de baixo custo, que ira gerar pouca renda. No caso autônomo ira recolher o ISS sobre o faturamento bruto, vezes a alíquota municipal, que geralmente gira em torno de 4% (depende do município).

Atenciosamente,

Marcelo Morais
Luisa

Luisa

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 7 junho 2016 | 09:35

Anderson Borges, prestador de serviço recolhe ISS para a prefeitura da sua cidade.
Você deverá procurar a prefeitura da cidade para se cadastrar e emitir a nota fiscal de serviço.



Priscila Oliveira

Priscila Oliveira

Bronze DIVISÃO 3
há 7 anos Quarta-Feira | 15 junho 2016 | 13:28

Boa tarde! Aproveitando o tópico
Me surgiu uma dúvida!

Gostaria de saber se um escritório de contabilidade pode apoiar e/ou patrocinar uma empresa, e com isso ser divulgado o nome e logo do escritório nos materiais de divulgações como: panfletos, sites e etc da Empresa que está recebendo o apoio e/ou patrocínio.

Outra dúvida seria: posso adesivar o veículo pessoal com o nome e logo do escritório de contabilidade?

A pergunta pode ser um tanto tola, mas precisava que alguém respondesse.

Obrigada.

Maximino Barcelos Ribeiro

Maximino Barcelos Ribeiro

Bronze DIVISÃO 4, Cortador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 16 junho 2016 | 12:56

Priscila o que voce não pode fazer de acordo com o código de ética seria no sentindo que pergunto seria:
I – anunciar, em qualquer modalidade ou veículo de comunicação, conteúdo que resulte na diminuição do colega, da Organização Contábil ou da classe, em detrimento aos demais, sendo sempre admitida a indicação de títulos, especializações, serviços oferecidos, trabalhos realizados e relação de clientes;
(Redação alterada pela Resolução CFC nº 1.307/10, de 09/12/2010)
VII – valer-se de agenciador de serviços, mediante participação desse nos honorários a receber;

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.