x

FÓRUM CONTÁBEIS

ARQUIVO MORTO

respostas 8

acessos 3.843

Dificuldades e desafios do Perito contador

CATHARINE DE SOUZA SANTOS

Catharine de Souza Santos

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 8 junho 2016 | 10:14

Bom dia

Meu trabalho de conclusão de curso é sobre as dificuldades e desafios do perito contador.
Estou procurando material que possa me ajudar na elaboração do trabalho e também peritos que possam contribuir para que eu possa entender as dificuldades da profissão.
Alguém pode me ajudar?

Obrigada

Foco, força, fé e muito estudo!
Djalli

Djalli

Prata DIVISÃO 1, Consultor(a) Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 15 julho 2016 | 21:24

Boa noite Catharine!

Um dos problemas que os profissionais da contabilidade que atuam como perito contábil vem sofrendo é a falta de apoio dos Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRC's). Digo isso, e os fatos por si só saltam os olhos, quando comparamos as normas que regulam essa atuação.

Para se ter uma ideia da dimensão da defasagem, para Auditória Contábil temos 37 NBC's TA, que são normas para Auditória Contábil emanadas diretamente pelo CFC. Já para a Perícia Contábil são 2 NBC's TP, por incrível que pareça. (Há mais uma NBC TP a ser publicada até 10/2016).

Além de ser apenas 2 NBC's TP, ressalto que estão desatualizadas em razão de uma revisão no Código de Processo Civil (CPC), que alterou profundamente a atuação do Perito Contábil.

Talvez isso te sirva de norte!

CATHARINE DE SOUZA SANTOS

Catharine de Souza Santos

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 6 setembro 2016 | 09:32

Alexsandra Claudino

O tema é muito interessante mas extremamente complexo. Infelizmente a literatura sobre perícia contábil não é muito extensa e isso dificulta um pouco a pesquisa.

Eu adquiri o livro "Pratica de perícia contábil" do Remo Dalla Zanna e é excelente! E está atualizado de acordo com o novo CPC.
Me indicaram o livro Manual de Perícias(mas o preço é bem salgado): http://www.manualdepericias.com.br/livros/manual-de-pericias/

Tem bons livros também do Antônio Lopes de Sá, Antônio Gomes das Neves, Martinho Mauricio Gomes Ornelas, Franklin Santos.
Um livro que gostei também foi "Pericia Contábil- Casos praticados" da editora Atlas.
Pode parecer que o material é extenso, mas não é. Minhas referências bibliográficas não deram nem uma pagina inteira, enquanto a de meus colegas de classe que abordaram questões ligadas a custos, contabilidade fiscal entre outros, tem duas páginas de referencias bibliográficas!
Eu elaborei um questionário sobre o tema e estou enviando por e-mail para peritos contadores, pois acredito que assim eu vou conseguir atingir os objetivos do trabalho.

Obrigada

Foco, força, fé e muito estudo!
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 7 anos Quarta-Feira | 21 setembro 2016 | 10:42

Prezado(a) Usuário,

De acordo com o previsto em nossas Regras (https://www.contabeis.com.br/regras) gostaríamos de enfatizar e instruí-lo na utilização da Ferramenta de Pesquisa:

Em mensagem postada no Fórum em Quarta-Feira, 8 de junho de 2016 às 10:14:47, com o assunto: Dificuldades e desafios do Perito contador já existe(m) questionamento(s) semelhante(s) encontrado(s) no Fórum Contábeis. Confira:

https://www.contabeis.com.br/forum/topicos/158100/temas-para-tcc/1

Aproveitamos para esclarecer o modo de buscar no Fórum, utilizando como exemplo o tópico criado por você: Clique no link a seguir para ser direcionado a página de BUSCA, com mais resultados sobre o tema proposto:

Oculto469%3Ajgr23wms47u&cof=FORID%3A10&ie=ISO-8859-1&q=TCC" target="_blank">www.contabeis.com.br

Agradecemos pela compreensão e contamos com sua cooperação, pesquisando sempre antes da criação de novos tópicos.

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.