x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 860

Lançamento de Transferencias Internas entre Matriz e Filiais

Douglas Marinho

Douglas Marinho

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 9 junho 2016 | 09:15

Prezados colegas, bom dia.

Trabalho numa organização sem fins lucrativos (ramo religioso) e estou com um dúvida, quanto ao desenho do lançamento de transações internas entre matriz e filial, sem o desembolso de caixa por parte da filial. Vou explicar melhor;

A Matriz fez compras de despesas como alimentação, combustível e etc, mas esta despesa se refere a uma filial.

A Matriz atualmente registra o seguinte lançamento:

D: Despesa
C: Fornecedor

D: Fornecedor
C: Transferência Interna filial XPTO (LP) - Grupo 2.4

A filial registra o seguinte:

C: Caixa (Registrando que a saída ocorreu no caixa da filial)
D: Transferência Interna da Matriz XPTO (LP - Patrimônio Social) - Grupo 2.5

O grupo 2.4 anula o efeito do 2.4. logo, o meu grupo de transferências ficaria zerado.

Mas a minha dúvida, é se pela experiencia de vocês, esta contabilização está correta, se estas contas no LP estão corretas ou se deveriam serem no CP e se este tipo de transação deveria ser divulgado no Balanço.

Já fiz várias pesquisas na internet e olhei bem o Manual de Contabilidade Societária, mas não encontrei nada. Por isso estou recorrendo a vocês!

Muito obrigado, desde já.

LP - Longo Prazo - Patrimônio Social
CP - Curto Prazo

Jose Pereira de Souza

Jose Pereira de Souza

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 9 junho 2016 | 09:46

Douglas, bom dia
Pelos meus conhecimentos as transferências tanto de mercadorias quanto de despesas fazem parte do custo ou das despesas de cada loja que recebe ou envia os referidos, entrando portanto na DRE de cada loja, nao tendo nada ha ver com LP ou CP. A documentação hábil seria a nota fiscal de transferência.
att
pereira.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.