x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.938

Lançamento de extrato bancário retroativo na contabilidade -

Daniel D'Ajuda

Daniel D'ajuda

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 14 junho 2016 | 19:54

Olá senhores, boa noite!

Me inscrevi recentemente nesse fórum e gostaria de agradecer aos participantes, os senhores ajudam muito em pesquisas pelos buscadores, na maioria das vezes consigo alguma ideia de como resolver algum problema da área por aqui.

Meu caso que queria compartilhar com os senhores é o seguinte:

Atualmente em 2016 fui contratado por uma empresa já existente para prestar serviços contábeis, que o contador anterior devolveu para o mesmo.

Acontece que anteriormente o escritório contábil contratado pela empresa não fazia a contabilidade completa (Balanço, DRE, DMPL, Fluxo de Caixa, etc), fazia somente a contabilização pelo livro caixa (o que não esta incorreto)e lançava somente as notas de saídas e entradas, folha de pagamento e outros impostos referente a operação da empresa, tudo pelo livro caixa.

A empresa esta aberta desde 2011 e era Simples Nacional, porém foi desenquadrada, e nunca foi lançado um lançamento do extrato bancário, gerando assim um saldo de caixa que não condiz com a realidade da empresa, pois muitos lançamentos estão nos extratos anteriores do banco. Para ter ideia, o saldo do livro caixa esta em mais de 1 milhão de reais e a empresa esta em dificuldades financeiras, não tendo nenhuma reserva em disponibilidades nem clientes.

Não queria interferir no que já foi feito nos anos anteriores pelo outro contador, porém gostaria de ver a possibilidade de fazer a contabilidade completa e ajustar a situação das disponibilidades pela realidade da empresa hoje, ou seja, fazer os demonstrativos com base na realidade.

Qual seria a melhor opção a se fazer nesse caso na visão de montar os demonstrativos e ajustar esses valores com a realidade dentro das normas e leis contábeis? Fazer um levantamento desde a abertura da empresa em todo o extrato e documentos para fazer a contabilidade ? Manter do jeito que tá? Lembrando que pelas informações anteriores eu não posso ter a responsabilidade técnica pois era de outro responsável. Gostaria

A minha preocupação é co as obrigações acessórias (ECF, ECD, etc) , pois o cliente esta em dificuldades financeiras (inclusive devedor em impostos) e o mesmo tem mais de 1 milhão de caixa.

Gostaria de uma sugestão e opinião dos senhores.

Obrigado

Felipe Sarmento Rosemberg

Felipe Sarmento Rosemberg

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 15 junho 2016 | 10:50

Bom dia Sr. Daniel D'ajuda, tudo bem?

Não consigo imaginar nada além da auditoria completa, ou seja, apurar tudo que está incorreto e incluir os ajustes em nota explicativa. Mas bem sabemos que o trabalho será muito longo e moroso.

Att.
Felipe R.

"Mar calmo nunca fez bom marinheiro."
- Provérbio inglês.
Daniel D'Ajuda

Daniel D'ajuda

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 15 junho 2016 | 10:59

Bom Dia, Felipe Sarmento Rosemberg, tudo certo e com você?

Muito obrigado pela sua participação. É exatamente isso que estava pensando, não tem milagre e sim a apuração de tudo fazendo uma auditoria completa, um grande desafio por sinal.

Um abraço

Daniel D'Ajuda

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.