x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 12

acessos 12.322

CORREÇÃO DE LANÇAMENTO DE PERÍODO ANTERIOR - Como fazer? (LU

Everton Rinaldi

Everton Rinaldi

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 15 junho 2016 | 15:33

Boa tarde amigos.

Sobre a contabilização de uma empresa de LUCRO REAL:

No 3º trimestre/2015, foi contabilizado um lançamento como compra de matéria prima. (D - MATÉRIA PRIMA (Custo), C - FORNECEDOR (PC)).
Porém essa nota tava cancelada e só foi percebido agora, em junho/2016. Ou seja, essa nota fez parte do cálculo de apuração de IRPJ/CSLL do trimestre citado.

Tendo em vista que o exercício de 2015 está encerrado e tudo já foi calculado para apuração dos impostos e com isso, não posso apagar o lançamento, como deve ser feito agora, em 2016, o lançamento p/ correção desse caso?

A conta crédito será o fornecedor e a conta débito, qual será? Como fica esse lançamento de agora com relação a apuração do IRPJ/CSLL desse trimestre de 2016?

André Alves

André Alves

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 15 junho 2016 | 16:04

Olá Everton,

O correto a se fazer segundo normas contábeis é lançar em uma conta do PL chamada de Ajustes de Exercícios Anteriores e descrever o erro ocorrido. Então seria D - Fornecedor C - Ajuste de Exercícios Anteriores e D - Ajuste de Exercícios Anteriores e C Materia - Prima. Fazendo assim o valor sera adicionado na base IRPJ/CSLL. Acredito que não haveria problemas fazer D - Fornecedor e C - Materia Prima, mas pra ficar evidenciado o ajuste existe essa conta no PL e muito já foi discutida sobre ela aqui no fórum caso queira pesquisar. Se algum colega pensar diferente me corrijam.

André Alves
Contabilidade
Everton Rinaldi

Everton Rinaldi

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 15 junho 2016 | 16:09

André,

Com relação ao primeiro lançamento que você me falou, ok!

Quanto ao segundo lançamento (D - Ajuste de Exercícios Anteriores e C Materia - Prima), se eu fizer desse jeito, eu estarei fazendo um lançamento a crédito na conta Matéria Prima (pertencente ao grupo de Custos e que tem por natureza ser devedora). Creio que não esteja correto, não é? Além de que estaria diminuindo os Custos do 2º trimestre/2016, interferindo assim no cálculo do imposto do trimestre...

André Alves

André Alves

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 15 junho 2016 | 16:19

Sim Everton.

Interfere no cálculo do imposto assim como interferiu lá no 3º Trimestre de 2015 que também ficou errado. Apesar de termos contas de natureza devedora no DRE, nada impede de lançarmos creditos nela assim como lançamos por exemplo a credito nestas contas devedoras os descontos de alimentação e transporte de funcionarios e também os creditos de pis/cofins de servicos nas contas respectiva e também possiveis estornos de provisões. É claro que o saldo final, esse sim deve ser devedor, acredito no seu caso que haverá outros lançamentos a debito referente o trimestre atual. Caso não concorde, sugiro criar uma conta de titulo Outras Adições ou similar para registrar o acerto no calculo do imposto.

André Alves
Contabilidade
Everton Rinaldi

Everton Rinaldi

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 15 junho 2016 | 16:39

Pensei em fazer o seguinte:

D - Fornecedor
C - Ajuste de Exercícios Anteriores

E no final do trimestre:

D - Ajuste de Exercícios Anteriores
C - Lucros ou Prejuízos Acumulados

Aí para efeito do cálculo de IRPJ/CSLL, iria colocar essa conta "Ajuste de Exercícios Anteriores" como ADIÇÃO no LALUR. Tá certo será? E qual nomenclatura eu uso para ADICIONAR ao Lalur, essa mesmo: "Ajuste de Exercícios Anteriores"?

André Alves

André Alves

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 16 junho 2016 | 13:25

Olá Everton,

É uma boa solução essa. Só acho que não deveria colocar a conta como adição, porque pode ser que você tenha que fazer futuros lançamentos nela que não sejam adições e esta conta é do PL, não de resultado. Se o seu sistema permitir faça o lançamento à parte na Parte A Lalur e descreva: Adição referente ajuste de exercício XXXX sobre NF cancelada conforme lançamento número XX.

André Alves
Contabilidade
André Alves

André Alves

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 16 junho 2016 | 14:29

Everton.

Não entendi o ultimo comentário.

Se lançou como matéria prima a credito e o saldo ainda assim terminar a debito nao precisaria lançar na adição, já se lançou contra a conta lucros/prejuizos acumulados teria que fazer um lançamento de adição à parte mencionando o ajuste.

André Alves
Contabilidade
Everton Rinaldi

Everton Rinaldi

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 16 junho 2016 | 15:00

André,

De início era um lançamento que tinha no ano passado como compra de matéria prima e foi percebido agora que a nota tava cancelada. Portanto lancei como D - FORNECEDOR / C- AJUSTES DE EXERCÍCIOS ANTERIORES.

Depois percebi também que tinha uma outra nota de venda de produto lançada no ano passado que também tava cancelada. Portanto lancei como D - AJUSTES DE EXERCÍCIOS ANTERIORES / C- CLIENTE.

O valor do segundo lançamento é maior que o do primeiro. Sendo assim, o saldo da conta AJUSTES DE EXERCÍCIO ANTERIORES (5.000,00) terminou o 1º trimestre com a natureza devedora.

Aí eu lancei os 5.000,00 assim: D - LUCROS OU PREJUÍZOS ACUMULADOS / C - AJUSTES DE EXERCÍCIOS ANTERIORES.

Então, na parte A do Lalur não deve constar nada ref. a isso, não é? (pois ref. as 2 notas lançadas indevidamente no ano passado - uma era venda (receita) e outra era compra (custo) - o valor da nota de venda era maior que o valor da nota de compra. Portanto, acabei assumindo uma valor de receita que não deveria (paguei mais imposto))

André Alves

André Alves

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 16 junho 2016 | 15:29

Everton,

A conta de Ajuste de Exercícios Anteriores é do Patrimônio Liquido, portanto não vai interferir no resultado atual da empresa. E ao mesmo tempo você precisa fazer ajustes no exercício anterior por causa das notas canceladas que fizeram com que a empresa pagasse mais imposto, logo você deve sim lançar a adição na Parte A referente o custo incorreto e também terá que realizar uma exclusão na Parte A informando a Receita que não existiu. É importante que no lançamento do Lalur identifique o lançamento contábil correspondente.

André Alves
Contabilidade
Everton Rinaldi

Everton Rinaldi

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 16 junho 2016 | 15:35

Andre,

Sei que não terá interferência no resultado atual da empresa. Minha dúvida era em relação aos lançamentos no LALUR Parte A, que você respondeu agora.

Então, nesse caso, como o valor da exclusão será maior que o da adição, a base de cálculo do meu imposto deste trimestre será menor do que seria se não tivesse esse problema né? (partindo do pressuposto que no exercício passado, eu paguei imposto a mais do que deveria).

É isso?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.