Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 6.745

Profissional contabil pode cobrar mensalmente pela mei, se

 Adriana

Adriana

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 17 junho 2016 | 10:32

Bom dia amigos!
Sei que não pode cobrar para abir MEI, mas é o seguinte: Eu sou técnica, e trabalho em um escritório (funcionaria ).
Mas um amigo me procurou para abrir mei, e nesse caso eu irei fazer para ele em minha casa.
Ai quero saber o seguinte se eu posso cobrar, mensalmente pois ele ira precisar que eu emita DANS, se for fazer empréstimos vai querer que eu, providencie documentação, etc. Tambem vou ter que fazer as declarações anuais.
Nesse meu caso eu posso cobrar mensal não é mesmo? Nao acho justo eu trabalhar para ele ou quem quer se seja 0800, ainda mais que nao tenho escritório.
Gostaria que vocês me ajudassem. Se eu poder cobrar qual valor vocês sugerem?

Desde já muito grata.

Adriana

Julia Claret Ferraz

Julia Claret Ferraz

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 17 junho 2016 | 10:38

Adriana, Bom dia !

Segundo o Portal do Empreendedor:


Preciso ter contabilidade?
Não. O MEI não é obrigado contratar um contador ou manter a contabilidade formal. Também não é preciso ter livro caixa.

No entanto, o MEI deverá registrar, mensalmente, em formulário simplificado, o total das suas receitas. Para tanto, deverá imprimir e preencher todo mês o Relatório de Receitas Brutas Mensais, conforme modelo disponível no Portal do Empreendedor.


Diz apenas que não é obrigado, eu não vejo problema cobrar os honorários pelos serviços prestados.

Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 17 junho 2016 | 13:06

Adriana, bom dia

Complementando a resposta da nossa colega Julia, apenas escritórios enquadrados no Simples Nacional não devem cobrar a abertura do MEI.

Você não sendo escritório optante pelo Simples, cobre normalmente a abertura.

Inclusive escritório, e você, devem cobrar os demais serviços, ou seja, registro na prefeitura, orientação para emissão de notas fiscais, alterações, folha de pagamento (se for o caso), declarações, emissões de guias, etc...

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.