Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 7

acessos 23.491

CNAE - 8291-1/00 - Atividades de Cobranças

Genival  Luz

Genival Luz

Prata DIVISÃO 1, Analista
há 15 anos Sexta-Feira | 17 abril 2009 | 13:55

Prezados Amigos (as), boa tarde.

Preciso da seguinte informação.

Tem um cliente que quer abri uma empresa no codigo de CNAE:

8291-1/00 ATIVIDADES DE COBRANÇAS E INFORMAÇÕES CADASTRAIS.

Esta empresa poder ser aberta como firma individual?

Aguardo e agradeço.

Pax

Genival

"Quem não sabe o que procura, não entende o que encontra"
Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 15 anos Sábado | 18 abril 2009 | 08:31

Bom dia Genival.

Pode sim, desde que observe o artigo 966 do Código Civil, que diz o seguinte: Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.

Parágrafo único. Não se considera empresário quem exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exercício da profissão constituir elemento de empresa.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Genival  Luz

Genival Luz

Prata DIVISÃO 1, Analista
há 15 anos Sábado | 18 abril 2009 | 08:59

Bom dia, Luiz.

A atividade inicial seria, como escrito no CNAE, somente cobranças.

Pode ser cobranças judiciais?

Me desculpe a ignorância, mas o quer dizer com "observar o artigo 966 do Código Civil"?

At.
Genival

"Quem não sabe o que procura, não entende o que encontra"
Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 15 anos Sábado | 18 abril 2009 | 09:56

Olá


Primeiramente, vamos acabar com o termo " Firma individual" este termo foi abolido pelo Código Cilvil Brasileiro, em seu ligar surgiu a figura do " empresário."

O Parágrafo único do citado artigo diz; Não se considera empresário quem exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exercício da profissão constituir elemento de empresa, assim sendo, quem não estiver enquadrado no paragrafo citado, poderá ser empresário.

Cobranças Judiciais, pressupôe que o responsavel obrigatóriamente deverá ser um advogado, nesse caso, a atividade de cobranças judiciais, não poderá ser empresário.

Editado por Luiz José em 18 de abril de 2009 às 11:29:32

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
enzo zallocco

Enzo Zallocco

Prata DIVISÃO 1, Técnico
há 12 anos Terça-Feira | 19 julho 2011 | 10:30

bom dia tenho outra duvida, alguem pode me ajudar, empresa de inspecao veicular estou na duvida no cnae 8299799, optante pelo simples?? posso usar este e vincular no anexo iii.

Kely Gonçalves

Kely Gonçalves

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 7 novembro 2011 | 17:55

Enzo, aqui no fórum contábeis, em Ferramentas, você encontrará uma forma de pesquisar se a atividade é impeditiva ou não e em qual anexo se encontra a atividade do Simples. Entra lá em Ferramentas que você poesquisa qqr atividade.

Abraço

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.