x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 6

acessos 6.422

PER/DCOMP - Compensação

Renilde

Renilde

Iniciante DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Quinta-Feira | 23 junho 2016 | 17:18


Boa Tarde!


O curso online que a Receita dispõe no site, não obtêm as informações sobre o preenchimento do debito sobre Contribuição Previdenciária, no programa Per/DCOMP.
Gostaria de uma orientação sobre preenchimento do programa PER/DCOMP, sobre COMPENSAÇÃO de CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA INDEVIDA OU MAIOR.

Att.


Renilde.

Renilde

Renilde

Iniciante DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Sexta-Feira | 24 junho 2016 | 15:49

Boa Tarde Andreia.


Então, este link não fala muito sobre o assunto sobre COMPENSAÇÃO de CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA INDEVIDA OU MAIOR.
Estou com duvida, na parte de preencher o Debito da Contribuição Previdenciária no programa Per/Dcomp.
Mas mesmo assim, muito Obrigada.
Se souber preencher por favor me informe.
Estou na busca de 1 exemplo de preenchimento do programa que informe CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA MAIOR.

Att


Renilde.

Silvia Alves

Silvia Alves

Iniciante DIVISÃO 2
há 7 anos Segunda-Feira | 27 junho 2016 | 15:30

Tenho uma dúvida sobre compensação de CPRB por retenção de INSS retido nas notas fiscais.
Como posso usar dois créditos para compensar um débito?
Ex: CPRB referente a abril/2015: R$ 8000,00, atualizada para R$9.000,00.
Compensar com retenções da competência JUl/2014: R$6.300,00 atualizada para R$7.250,00.

Como proceder no caso do crédito ser menor que o débito?
Faço um Perdcomp de 7.250,00 e outro com o restante?
Se sim, como preencho o complementar?

Nilson José Rodrigues de Araujo

Nilson José Rodrigues de Araujo

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 27 junho 2016 | 15:45

Boa tarde Silvia

Na Perdcomp quanto maior o crédito mais débitos você pode incluir. Por exemplo, caso você tenha um crédito já atualizado de R$ 10.000,00 é possível compensar vários impostos desde que não ultrapasse o valor do crédito. Nesse caso que você citou eu entendo que é melhor compensar o maior débito utilizando o maior crédito.
Só é possível incluir 1 fonte de crédito, mas os débitos podem ser vários desde que não ultrapassem o valor atualizado do crédito disponível.



Nilson José Rodrigues de Araujo

Nilson José Rodrigues de Araujo

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 5 julho 2016 | 09:22

Você tem que ter em mente que os créditos sempre tem que ser maiores para que você possa usar a maior quantidade de débitos possíveis.
Por exemplo você tem um crédito de 10.000,00 e quer compensar vários impostos aí ficaria assim:

Na ficha de crédito do PER/DCOMP- 10.000,00 (não esqueça de utilizar sempre o valor que aparece em "crédito atualizado" na ficha de crédito pois o valor sempre será maior que o original)

Na ficha de débitos do PER/DCOMP você faz a inclusão dos impostos que quer compensar.
PIS -1.000,00
Cofins -2.000,00
IRRF - 2.400,00

Nesse caso o saldo seria de 4.600,00 ( 10.000,00 - 1.000,00 - 2.000,00 - 2.400,00)

Se nesse mês você não tiver mais impostos para compensar pode usar o saldo ( 4.600,00) para compensar impostos no mês seguinte.
Na ficha onde você vai informar o valor do crédito, esse valor será o de 4.600,00 + selic acumulada.
Não esqueça de informar sempre o valor original do DARF na ficha do DARF que será informado e que gerou o crédito.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.