Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 6

acessos 29.370

Mei - BAIXA DE INSCRIÇÃO MUNICIPAL E ESTADUAL

ALINE MATOS  VASCONCELOS

Aline Matos Vasconcelos

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 24 junho 2016 | 09:41

Boa tarde!

Descobri que para MEI, além da baixa no site do empreendedor individual é necessário que a baixa seja realizada também na Junta Comercial.

Sendo assim, gostaria de saber se também é necessário fazer algum processo junto a Prefeitura ou Sefaz, sendo que, a empresa está localizada no município de São Paulo.


Atenciosamente!

Aline

Daniel D'Ajuda

Daniel D'ajuda

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 24 junho 2016 | 09:54

Olá Aline,

Para a inscrição estadual até onde eu sei é baixada automaticamente junto com a baixa na Junta Comercial.

Agora para Prefeitura é necessário solicitar a baixa da Inscrição Municipal caso tenha aberta.

Espero ter ajudado.

Abs!

WELBERTTH APARECIDA SILVA

Welbertth Aparecida Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 24 junho 2016 | 09:55

Bom dia!

Para cancelar a inscrição como MEI, basta acessar o Portal do Empreendedor e solicitar a baixa do registro. Após realizar a baixa no Portal do Empreendedor, o MEI deverá preencher a Declaração Anual para o MEI - DASN-SIMEI de Extinção – Encerramento, acessando o Portal do Empreendedor e clicando no link Portal do Simples Nacional.

Com base no artigo 9º da LC nº 123,a baixa do MEI ocorrerá independentemente da regularidade de seus obrigações tributárias, previdenciárias ou trabalhistas, principais ou acessórias, sem prejuízo de suas responsabilidades por tais obrigações.

A baixa do registro, sem quitação dos débitos, não impede que posteriormente sejam lançados ou cobrados do titular os impostos, contribuições e respectivas penalidades decorrentes da simples falta de recolhimento ou da prática comprovada e apurada em processo administrativo ou judicial de outras irregularidades praticadas.

Não precisa registrar baixa na Junta, somente no portal do MEI, quanto ao município, o empresario deverá solicitar o processo de baixa. Um vez baixa no portal, tanto na Junta, Receitas Federal e Estadual, já estão encerradas as atividades.

junia santos

Junia Santos

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 26 outubro 2016 | 10:57

bom dia

por gentileza alguem poderia me responder, dei baixa em um micro empreendedor individual, dia 24/10/2016 ela ja esta baixada no estado na receita federal ja fiz a declaracao de extincao,
agora o empresario quer abrir uma micro empresa so que, quando vou no site da junta comercial aqui de minas Gerais, fala que ainda existe um cnpj cadastrado com este cpf, quanto tempo depois poderei abri esta empresa depois que baixei o mei?

agradeço muito quem puder me responder.

Junia Meireles
LUIS URTADO

Luis Urtado

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 26 outubro 2016 | 11:19

Bom dia, Junia Meireles

Mas voce fez o processo de Baixa junto a JUCESP

PHILIA Serviços & Assessoria
Whatsapp (18) 99810-8338
junia santos

Junia Santos

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 26 outubro 2016 | 11:29

Luis Carlos das Graças Urtado bom dia
aqui e jucemg, acabei de ligar pras eles, me informaram que nao e preciso fazer nada na jucemg, que o portal do mei comunica a junta comercial que ela foi baixada, e que em alguns casos demora noutros nao. eu queria saber sobre esta demora quanto tempo....

Junia Meireles

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.