x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 4

acessos 6.775

Preciso mesmo de um contador? é obrigatório?

Débora Santos

Débora Santos

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 28 junho 2016 | 17:42

Olá Pessoal!!!

Tenho uma dúvida referente à seguinte causa:

Nossa empresa é LTDA - ME, contratamos um contador pois segundo terceiros, toda empresa deve ter um serviço contábil, mas só estamos pagando a mensalidade a ele, mas não há serviço para nos prestar, pois a empresa é nova e ainda não estamos em ação, não temos funcionários registrados, não temos balancete, enfim, ainda nossa estrutura está no início.

É necessário termos o contador ainda? sendo que não utilizamos de seus serviços, pois serviços como impostos ou notas, nós mesmos que fazemos pela internet (até então, descobrimos taxas municipais sem precisar dele, mas por ser contador, ele deveria ter identificado isto antes mesmo de nós, certo?)

Como tirar ele da nossa empresa?

Claro que, futuramente precisaremos contratar este serviço, mas agora não vemos necessidade!

Agradeço desde já!


Abraços!!!



"A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns."
Abraham Lincoln

Marcos Nunes

Marcos Nunes

Ouro DIVISÃO 2, Consultor(a)
há 7 anos Terça-Feira | 28 junho 2016 | 17:46

Boa tarde,

O Contador é muito mais do que "gerar guia".

Deve verificar com ele essas questões.

A empresa precisa de contador, pois tendo CNPJ ativo tem outras obrigações acessórias. Contador não é somente para gerar as guias e mandar para pagar.

Tem todo um procedimento por trás, outras obrigações.

E a contabilidade não é somente pro FISCO. O contador e empresário tem que estarem alinhados, pois a contabilidade gerencial é importante para o sucesso da empresa, com uma gestão mais eficiente.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 7 anos Terça-Feira | 28 junho 2016 | 17:56

A lei não obriga nenhum empresário a ter um contador em sua equipe, assim sua presença não é absolutamente indispensável, mas talvez a pergunta mais pertinente seria: o que tenho a ganhar com a presença de um profissional especializado ou de contratar um escritório de contabilidade?

Para responder a essa pergunta, o administrador deve fazer uma análise de sua estrutura contábil atual e verificar se cumpre com todas as suas obrigações tributárias e com as exigências legais para fins de fiscalização da Receita. Além disso, deve avaliar se o fluxo de caixa, receitas e investimentos estão sendo aproveitados em seu potencial máximo.

Contratar um profissional contábil ou escritório de contabilidade pode ajudar em muito no crescimento organizado da empresa e na diminuição dos riscos empresariais.

Mesmo para uma empresa recém aberta ou inativa/inoperante, existem obrigações acessórias que devem ser entregues conforme sua tributação (lucro presumido, real, simples nacional) , muitas delas passiveis de multa.

Caso os serviços prestados por este profissional não sejam satisfatórios, nada impede a empresa de rescindir o contrato de serviços e desvincular o CRC do contador responsável perante o Estado (caso tenha I.E).

Boa Sorte!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.