x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 9

acessos 2.765

CNAE alterado pelo IBGE.

Thiago Lima

Thiago Lima

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 1 julho 2016 | 11:25

Bom dia pessoal.

Não sei se estou postando no campo certo mas queria uma orientação de vocês.

A atividade da empresa era: 96.09-2-03 Alojamento, higiene e embelezamento de animais. Ocorreu que o IBGE excluiu esse cnae e desmembrou em dois:

9609-2/07 Alojamento de animais domésticos
9609-2/08 Higiene e embelezamento de animais domésticos

Agora vem o problema, a Receita Federal colocou o cnae de Higiene(9609-2/08) com atividade principal e não jogou alojamento para secundaria. E a Prefeitura da cidade jogou alojamento(9609-2/07) no cadastro e não incluiu higiene. Gostaria de uma orientação quanto a resolução do problema, tendo em vista que os órgãos deveriam atualizar automaticamente, a informação que tive da Prefeitura seria em fazer uma alteração de atividade e passar por todos os órgão gerando um custo desnecessário para a empresa. Obrigado pela atenção.

Davi Menezes

Davi Menezes

Ouro DIVISÃO 1
há 7 anos Segunda-Feira | 4 julho 2016 | 09:27

Prezado Thiago, bom dia!

Meu caro, neste caso, a empresa terá que realizar uma alteração contratual para adequar as atividades de acordo com os novos códigos.

É um custo necessário para que a empresa continue faturando.

att,

Davi Menezes.

Thiago Lima

Thiago Lima

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 18 julho 2016 | 16:05

Me desculpem a demora em responder. Agradeço à todos pela atenção em solucionar o problema, realmente nos órgãos daqui só libera através de uma alteração contratual. Algo que poderia ser solucionado de forma mais prática e menos burocrática. Muito Obrigado a todos.

Eric Medeiros

Eric Medeiros

Prata DIVISÃO 5, Gerente Operacional
há 7 anos Terça-Feira | 19 julho 2016 | 08:43

Thiago Lima

Apesar de sua afirmação "realmente nos órgãos daqui só libera através de uma alteração contratual", precisa-se verificar como está no contrato social, pois, se há as duas atividades mencionadas, basta realizar o DBE, informando na data da alteração, a data do registro da atividade (no caso de abertura, colocar data de registro do contrato social).

Eric Medeiros
Assessoria Empresarial em Geral
Meus links
https://linktr.ee/ericpdemedeiros
Thiago Lima

Thiago Lima

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 19 julho 2016 | 08:47

Bom dia,

Então, no contrato social consta a atividade com o codigo da epoca: 96.09-2-03 Alojamento, higiene e embelezamento de animais. Só que esse codigo se ramificou, separou alojamento e separou higiene, hoje são 2 codigos diferentes, mas no contrato esta redigido com os dois juntos como era antigamente.

Patrícia Gonçalves

Patrícia Gonçalves

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 19 julho 2016 | 09:00

Não tem problema.
Se caso o contrato não tem mais que 10 anos, nao tem problema nenhum; mas se caso o mesmo tenha mais de 10 anos, sugiro fazer uma alteração para nao ter o registro n junta comercial cancelado.

Patrícia Gonçalves
Perita-Contadora | Tributarista
instagram: paatgoncalves
Eric Medeiros

Eric Medeiros

Prata DIVISÃO 5, Gerente Operacional
há 7 anos Terça-Feira | 19 julho 2016 | 11:41

Thiago Lima

Vocês adicionam o número da CNAE no objeto social do contrato?

Caso afirmativo, vocês devem perder este costume e passar a descrever o objeto social, utilizando apenas a descrição, sem a numeração. Desta forma, você não teria problemas.

Quanto aos procedimentos a serem adotados, não existe o "pratico" apenas o burocrático mesmo. Aqui em SP, existem os escritórios regionais da JUCESP que deferem as alterações em 24 horas, sugiro que verifique em seu estado se há o mesmo.

Eric Medeiros
Assessoria Empresarial em Geral
Meus links
https://linktr.ee/ericpdemedeiros

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.