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FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

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Escrita Contabil

Altair C. Xavier

Altair C. Xavier

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 23 abril 2009 | 23:12

bom dia colegas...

preciso de ajuda, sou técnico contabil e curso o 4 periodo de ciencias contabeis, sempre trabalhei como aux.contabil,tenho conhecimento em praticamente todo o processo contabil, "fiscal/pessoal/contabil, trabalhei 06 anos em escrita lucro real "industria" fazia praticamente todo o serviço "minha colega era sanguesuga",hoje faço algumas escrita simples nacional, lucro presumido e escrituro uma entidade sem fins lucrativos. Bom recentemente fui chamado pra fazer uma entrevista e com isso ficou praticamente acertado de ir trabalhar como contador "comercio-lojas de moveis" , porem a escrita esta em um escritório de contabilidade, o dono foi categorico em dizer quem tem interesse em levar a contabilidade pra dentro da loja,porque a empresa cresceu, realmente ele tem 09 lojas.

DADOS-LOJAS DE MOVEIS-REGIME LUCRO REAL
- MATRIZ E FILIAL - COMERCIO VAREJISTA DE MOVEIS
- TOTAL 80 FUNCIONARIOS -09 LOJAS -ESTADO DE MINAS GERAIS

BOM MINHA SOLICITAÇÃO É COM REF. OS DOCUMENTOS A SER SOLICITADOS, MIGRAÇÃO DOS DADOS E A CONTINUIDADE DOS SERVIÇO.

1- O QUE SOLICITAR, COMO SOLICITAR, SE ALGUEM TIVER UMA LISTA SERIA BOM.
2- A DOCUMENTAÇÃO QUE ESTA NA CONTABILIDADE SERIA INTERESSANTE QUE O DONO COM A LISTA NA MAO BUSCASSE A DOCUMENTAÇÃO
4- QUANTOS PESSOAS SERIA NECESSÁRIO PARA REALIZAR ESSE TRABALHO A CONTENTO.
5- COMO DISTRIBUIR O PESSOAL DE FORMA QUE O SERVIÇO FLUAR MELHOR.
6-ADEMAIS SE FALTAR ALGUMA COISA FIQUE A VONTADE PARA COMENTAR.
7- ESTOU CONTENTE EM PODER CONTAR COM VOCS.


ATENCIOSAMENTE
ALTAIR.

DEUS ABENCOE A TODOS NOS....


__________________
ALTAIR

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Sexta-Feira | 24 abril 2009 | 00:11

Boa noite Altair,

Você não tem que solicitar nada do contador que o antecedeu.

Busque junto ao CRC de seu estado um modelo de "Termo de Transferência de Responsabilidade Técnica" e preencha (em quatro vias) a parte que lhe cabe.

Uma vez isto feito, aponha sua assinatura, peça para o cliente assinar e entregar o Termo para o antigo contador. Este deverá preencher a parte que à ele cabe, assinar e devolvê-lo à você para que o protocole no CRC.

O antigo contador tem trinta dias a partir da data da assinatura do Termo de Transferência de Responsabilidade para entregar ao cliente (resp0onsável pela empresa) toda a documentação, inclusive os livros fiscais e contábeis escriturados até a data do termino de sua responsabilidade, encadernados e registrados.

O Cliente trará a documentação para você que deverá conferí-la.

É imperativo que você solicite certidões negativas de todos os Órgão públicos com vistas a tomar conhecimento de irregularidades.

Encontradas irregularidades na parte contábil, forma de tributação, falta de documentos,etc., estas devem ser informadas (por escrito) ao cliente que deverá assinar, uma cópia do ofício que as elenca.

Agindo desta forma você estará isentando-se da responsabilidade por tais irregularidades, ainda que permaneça a obrigação de regularizá-las desde que acertado justo valor pelos serviços prestados neste sentido.

Uma vez que a documentação esteja em seu poder, o próximo passo será celebrar com este cliente um Contrato de Prestação de Serviços Contábeis.

Apenas com a avaliação da documentação e da quantidade de lançamentos contábeis você terá condições reais de aquilatar seus honorários e de saber o número exato (e necessário) de pessoas que deva admitir para assumir a empreitada.

Qualquer coisa que se diga a este respeito antes que seja feita tal avaliação, será pura especulação.

Ainda assim, veja pelo lado bom... já tem um Fórum inteiro a sua disposição.

...

Rafael Oliveira dos Santos

Rafael Oliveira dos Santos

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 26 outubro 2011 | 11:48

Olá,
Quanto a transferência de responsabilidade ficou bem claro, mas minha dúvida é quanto a escrituração contábil. Como farei para trasnportar os dados contábeis e també fiscais para que eu possa dar continuidade na escrita. Por exemplo a conta caixa como transportar o saldo? Se alguém puder me orientar... Obrigado

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 26 outubro 2011 | 15:54

Boa tarde Rafael !

Esta questão é simples, você irá cadastrar todo o saldo do ativo e passivo do ultimo balanço patrimonial encerrado pelo antigo contador como saldo inicial no início do período que você vai contabilizar.

Todo sistema de escrituração fiscal e contábil deve estar preparado para receber estas informações.

Bom trabalho.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Fabiana Americo de Lima

Fabiana Americo de Lima

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 28 outubro 2011 | 18:31

Colegas poderia identificar as falhas existentes e redigir os pontos de relatório de auditoria desses casos:

1 - Durante a auditoria, vc observou qeu, com frequência, os cheques são emitidos e contabilizados (débito em fornecedores e crédito em bancos) em um mês e o pagamento ao fornecedor ocorre no mês subsequente. Segundo o chefe de tesouraria, os cheques são preparados e assinados dois dias antes da data do vencimento da obrigação com o obejtivo de agilizar o processo de pagamento, entretando, alguns fornecedores demoram algum tempo para vir apanhar seu pagamento na empresa.

2 - A empresa tem como procedimento contabilizar os gastos com férias e 13ºsalario por ocasião do pagamento.

Fabiana Lima
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 31 outubro 2011 | 08:38

Bom dia Fabiana !

O importante é o Tesoureiro fazer um controle à respeito destes cheques e enviar para a Contabilidade.

Estes cheques podem ficar à compensar em conta propria e nas datas do pagamento com a quitação de boleto, duplicata ou recibo baixar os fornecedores.

Uma forma de controle é emitir recibo de tudo que se paga, assim a baixa no caixa ou banco vai ser nesta data específica.

O 13º é contabilizado em período próprio, o que se pode fazer é provisão durante o ano.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
MARCIO ZAFFANI

Marcio Zaffani

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 31 outubro 2011 | 10:41

É interessante que se faça cópia dos cheques, lançando na conta de passivo e logo após dar baixa de acordo com o extrato.

Márcio Zaffani
Contador
Gestor Empresarial
Corretor de Imóveis
Corretor de Seguros
Jornalista
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 31 outubro 2011 | 17:40

Com certeza Márcio, é mais um documento importante de registro dos pagamentos de despesas, onde estes cheques são lançados pela emissão, tendo que haver conciliação bancária para controlar o desconto em conta corrente.

Isso não inibe a emissão de recibos, que são muito importantes também.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

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