x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 12

acessos 12.477

Mudança de Contador como entregar ECF

Tais Souza

Tais Souza

Bronze DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 13 julho 2016 | 11:28

Olá pessoal

Tenho um cliente a partir de 01/11/2015, portanto para entregar a ECD foram feitas 2 declarações uma pelo antigo contador outra por mim.

Mais conforme o Manual de Orientação do Leiaute da ECF atualizado em 06/2016 no item 1.10
Diz que não pode ser entregue duas declarações e que podemos recuperar dois arquivos da ECD transmitidos, um para cada contador.

Minha duvida é sobre esses arquivos, esses arquivos são os TXT, né? mais tem que ser os que foi entregue onde consta as assinaturas e também os recibos, isso? O outro contador tem que me mandar esse arquivo ou tem algum lugar que eu possa recuperar?

Outra duvida, nessa recuperação vai também a parte do calculo trimestrais ou só plano de contas e balanço?


Agradeço desde já a compreensão de todos.

obs: tenho serio problemas de comunicação com o antigo contador, ele não gosta de passar informações.

Cleonice

Cleonice

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 14 julho 2016 | 16:36

Olá Thais,

Estava com uma situação igual a sua onde a empresa passou a ser nosso cliente em 01/11/2015 também e estou com a ECF quase pronta mas deu muito trabalho, pois o arquivo que recuperei a ECD tive que fazer varios ajustes a mão.

Sobre sua dúvida de como pegar o arquivo da ECD enviada pelo outro contador você baixa o programa receitanetbx e faz o download do arquivo enviado.

Depois dentro da ECF você recuperar os dois arquivos da ECD o enviado por você e o que você baixou no receitanetbx .

Abaixo um link que foi muito útil pra mim, pois provavelmente irá aparecer esse erros pra você também.

ERRO : Registro K155 Mensagem : Total dos débitos diferente do total de créditos no período informado nos registros de saldos periódicos (k155)

http://www.revitax.com.br/sped-ecf-correcao-das-advertencias/


Espero ter ajudado.


Att
Cleonice

Afonso Faria

Afonso Faria

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 18 julho 2016 | 11:00

Boa Tarde , ocorreu isso comigo também o que eu fiz liguem na empresa que nos fornece o Sofware de contabilidade e eles elaboraram uma ferramenta, que se você tiver o arquivo ECD eles importam o plano de contas para dentro do sistemas, nossa facilitou muito nossa vida e já veio ate referenciado conforme o outro contador deixou, logico fizemos algumas alterações e demos continuidade.

Boa Semana ...... o Sistema que utilizo é da Netspeed Sistemas

https://www.netspeed.com.br

Cleonice

Cleonice

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 19 julho 2016 | 14:17

Olá Thais,

Na ECD no registro I157 vinculei as contas do plano de conta do outro contador com as minhas , porém só isso não resolveu tive que fazer a mão a vinculação dentro da ECF conta por conta nos registros K155 e K355 , mesmo assim no registro P100 tive que fazer tudo a mão o que era do outro contador, porque não puxou ...


OSWALDO LUIZ VALEJO

Oswaldo Luiz Valejo

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 16 agosto 2016 | 09:09

Tenho a seguinte situação:
01/01/2015 a 30/09/2015 - 1ª ECD - um plano de contas
01/10/2015 a 31/12/2015 - 2ª ECD - outro plano de contas
Importei no validador a primeira, e ao tentar importar a segunda aparece a mensagem de que já existe e que a 2ª vai sobrepor.
Teria que enviar cada uma por uma por validador instalados em computadores diferentes?

Diangelis Brandt

Diangelis Brandt

Prata DIVISÃO 3, Supervisor(a) Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 17 agosto 2016 | 17:56

Boa tarde,

Mas quando fui importar o 2º arquivoapareceu a mensagem de que iria sobrepor. Aí o 1º desaparece


Oswaldo, eu passei por esse problema e foi muito difícil de resolver pois dá conflito entre os planos de contas contábil e referencial das duas contabilidades.

Por questões de prazo, eu fiz a declaração como se fosse do ano todo e lancei o saldo de abertura da outra contabilidade (transmitida com várias advertências infelizmente).
Na parte do cálculo do IRPJ e CSLL informei todos os dados (contabilidade anterior e atual). Isso resolveu o problema de transmissão, porém não há opções dentro do módulo do SPED ECF que confronte os dois planos de contas importados da ECD. ..

Isso é algo que a Receita Federal já deve estar trabalhando a fim de facilitar a recepção dos dados a serem transmitidas, mas até lá conto também com a colaboração dos amigos da área contábil em achar um outro meio mais rápido e seguro de resolver tal problema.

"Sozinho, você vai mais rápido... juntos, vamos mais longe!"

“Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração como para o Senhor e não para homens” (Colossenses 3:23)
OSWALDO LUIZ VALEJO

Oswaldo Luiz Valejo

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 18 agosto 2016 | 08:18

Na realidade no meu caso é um cliente que quer passar a contabilidade para meu escritorio agora em 2016, e estou fazendo os testes com arquivos de 2015 de outros clientes que tenho.
Acho que vou combinar com ele de pegar o serviço a partir de 01/01/2017, não vou correr o risco de não conseguir transmitir depois a ECD e a ECF

Diangelis Brandt

Diangelis Brandt

Prata DIVISÃO 3, Supervisor(a) Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 18 agosto 2016 | 11:53

Nas questões de SPED ECF, o melhor a se fazer é isso. Também já pensei na possibilidade de pedir o arquivo txt do sistema da outra contabilidade, para tentar mudar o layout para o meu sistema (mesmo sendo de sistemas diferentes).

Mas acontece que estou sem tempo no momento, mas acredito que até a Receita Federal criar alguma ferramenta de vinculação de planos contábeis diferentes, o jeito é tentar isso que pensei...

"Sozinho, você vai mais rápido... juntos, vamos mais longe!"

“Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração como para o Senhor e não para homens” (Colossenses 3:23)
Tais Souza

Tais Souza

Bronze DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 22 agosto 2016 | 17:59

Diangelis

A 1ª ECD o balanço tem que está encerrado, vc tem que contabilizar o balanço encerrado.
Ex: 01/01 a 30/06 - como situação normal.
Na 2ª ECD vc tem que entregar apenas seu período.
Ex:01/06 a 31/12 - como situação cisão/fusão.

A ECF vc vai informar o ano inteiro.
e qd vc for buscar os arquivos das ECDs vc tem que selecionar os dois arquivos e depois importar.
Para que ele puxe os dois arquivos.
Aqui pra mim não deixava eu importar apenas um, dava erro.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.