x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 741

HELIO TRINDADE

Helio Trindade

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 15 agosto 2016 | 15:00

Boa Tarde!
Estou fazendo a contabilidade de uma empresa com atividade de construção e reformas de imóveis. Minha dúvida é a seguinte:
Foi lançado na contabilidade em ativo imobilizado a compra de um terreno, o qual era para construir e vende-lo após as benfeitorias. Ocorre que agora os sócios venderam o terreno por falta de caixa.
Para calcular os impostos, apuro conforme determina o Lucro Presumido ou Ganho de Capital. A compra foi por R$ 250.000,00 e a venda por R$ 205.000,00. Os sócios informaram que não existe valores em impostos a pagar e aí vem minha dúvida. Como calcular os impostos nesta transação?

Sds Hélio

Sds Hélio
ZENAIDE ANDRIOLI BRANDÃO

Zenaide Andrioli Brandão

Prata DIVISÃO 2, Não Informado
há 7 anos Segunda-Feira | 15 agosto 2016 | 21:46

Uma empresa que tenha por atividade imobiliária pode ter terrenos/imóveis, etc classificados tanto no ativo imobilizado como em estoque para vendas.

Isso dependerá da intenção e da destinação dos administradores.

Se a contabilização foi feita no ativo imobilizado e como tal foi vendido a apuração será como "ganho de capital", no seu caso, prejuízo.

Se fosse pelo lucro presumido haveria a tributação pois não importa o custo.



HELIO TRINDADE

Helio Trindade

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 16 agosto 2016 | 10:17

Bom dia, Zenaide Andrioli Brandão!

A empresa é optante do Lucro Presumido. Então a tributação incidente sobre a venda será:
IRPJ: 1,2%
AIR: 0,8%
CSLL: 1,08%
COFINS: 3%
PIS: 0,65%
Total: 6,73% sobre a Receita de Venda
Está correto este procedimento?

Sds Hélio

Sds Hélio
ZENAIDE ANDRIOLI BRANDÃO

Zenaide Andrioli Brandão

Prata DIVISÃO 2, Não Informado
há 7 anos Terça-Feira | 16 agosto 2016 | 12:02

Se a operação fosse tributada pela RECEITA Q VC APRESENTOU - 205.000,00 - NÃO HAVERIA O ADICIONAL.

Mas, como eu disse, se o imóvel estava contabilizado no ativo imobilizado, vc pode dar o tratamento de ganho de capital e q no caso deu prejuízo.

Veja se vc localiza a consulta nº 139 2006 da 10ª região da Receita Federal.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.