Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 5.060

Comunicar salário maternidade em atraso

Patricia

Patricia

Bronze DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Quarta-Feira | 17 agosto 2016 | 14:34

Olá

Estou com o seguinte problema:

Uma empregada de um cliente nosso entrou de licença-maternidade em abril e só agora (em agosto) isso foi informado para o Departamento Pessoal.
As GFIP's foram enviadas sem a devida informação e inclusive sem a compensação das guias.
Eu gostaria de saber se na próxima GFIP eu posso somar os 4 meses e compensar de uma vez ou se tem que ser mês a mês.
A retificadora deve ser enviada somente com o nome da empregada em questão ou devo reenviar com o nome de todos?

Agradeço desde já













Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 7 anos Quarta-Feira | 17 agosto 2016 | 15:24

Patricia


Acredito que devas enviar informando a licença maternidade , e infelizmente deves informar todos os funcionários para corrigir...

E o valor já pago pode ser compensado nas próximas Gfips....

Mas seria bom a opinião dos demais colegas....

GABRIELA SAMY

Gabriela Samy

Prata DIVISÃO 4, Auxiliar Depto. Pessoal
há 7 anos Quarta-Feira | 17 agosto 2016 | 16:47

Estranho avisar somente agora, como o seu cliente estava pagando o salário dela ? Normal sem perguntar nada ?

Enfim, acredito que vc terá que enviar uma nova sefip cada mês, lança a licença maternidade no devido mês e refaz todas as sefips dos outros meses. O que vai acontecer é que o salário maternidade irá abater na gps, caso seu cliente tenha pago já o gps não sei como procede... Verifica no suporte da sefip ou em alguma consultoria.

Karina Matos

Karina Matos

Prata DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 7 anos Quarta-Feira | 17 agosto 2016 | 17:15

Boa tarde Patrícia,

Infelizmente passamos muito por isso, há um tempo tive que refazer 11 folhas de pagamento por atraso nas informações... Mas voltando à sua questão, no meu entendimento você deve refazer as folhas informando a data correta de afastamento da funcionária e fazer o abatimento do INSS normalmente. Os valores que o cliente pagou a mais você poderá lançar como compensação nas próximas folhas. Já tive caso de o cliente pagar a mesma GPS duas vezes, e a Receita orientou que simplesmente fizéssemos a compensação posteriormente.

Att,
Karina

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.