x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 12

acessos 18.048

Declaração de ITR

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 8 anos Quarta-Feira | 24 agosto 2016 | 13:24

Boa tarde Efraim!

Quanto a valores não temos que falar nada, já que isso é particular de cada um...

apenas para você ter uma idéia, se você cobrar para fazer declarações de seus clientes à parte da mensalidade, siga por este caminho...também avalie a declaração como um TODO principalmente as dificuldades e o tempo que levará para fazer a mesma.



Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
Adalberto José Pereira Junior
Consultor Especial

Adalberto José Pereira Junior

Consultor Especial , Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 1 setembro 2016 | 08:15

Efraim,

Na minha opinião, deve sim valorizar nossos serviços, mas sempre coerente com o valor a ser cobrado.

Sobre a DITR, sim é complexo em fazer, mas deve haver uma coerência sobre o honorário a ser cobrado, para que seu cliente não fuja de seu escritório.

Acho que cobrar 30,00 é pouco e 360,64 como informado pelo Wilson pela Tabela de Honorários de MG, um valor um tanto abusivo.

Veja a quantidade de tempo gasto e os estudos para se elaborar a declaração, e faça o seu valor.

Att.

Adalberto José Pereira Junior
Contabilidade
Consultoria/Assessoria Tributária
[email protected]
(16) 99263-0266
Efraim Abner

Efraim Abner

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 1 setembro 2016 | 08:31

Concordo plenamente,

bom seria se o valor sugerido pela tabela fosse padronizado nos nossos escritórios contábeis, mas pensar assim é uma utopia, porém devemos sim ser justos, avaliando tempo gasto, conhecimento e entre outros fatores, para que como disse Adalberto, os clientes não fujam de nós.

Forte Abraço.

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 1 setembro 2016 | 09:53

Acho que cobrar 30,00 é pouco e 360,64 como informado pelo Wilson pela Tabela de Honorários de MG, um valor um tanto abusivo.


Eu discordo completamente da opinião do nosso colega Adalberto José Pereira Junior.

Não há nada de abusivo em cobrar R$ 360,64 de uma declaração de ITR, considerando a responsabilidade civil que temos em nossa profissão.
Todos nós pagamos R$ 300,00, R$ 400,00 ou até mais por uma consulta ao médico. Ninguém reclama e "paga sem choro", porque a classe dos médicos é unida...

Se houver união enter os profissionais, com todos cobrando o valor juto pelo serviço, para onde o cliente "vai correr"?? Ele vai escolher o profissional pela qualidade do atendimento e prestação de serviços, e não pelo preço cobrado...

Não vejo este valor de R$ 360,64 como sendo abusivo. Uma fazenda de 50 Ha (Hectares) que produz soja, em uma ano tem potencialidade para produzir no mínimo 2.500 sacas de soja (considerando uma produtividade de 50 sacas por Hectare) e, se comercializada no preço de hoje (R$ 75,00 a saca - valor aqui na minha região), gera uma renda bruta anual de R$ 187.500,00.
O honorário citado acima é menos de 0,2% sobre a renda bruta desta área. Onde está o abuso neste valor de honorário??

O abuso está quando ficamos pelo menos 04 anos na faculdade, mais vários tempos de nosso dia estudando a legislação (que muda a cada segundo) e, quando falamos em cobrar R$ 100,00 por declaração, o cliente afirma que isto é um abuso (quando não falam que é um roubo)...

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Efraim Abner

Efraim Abner

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 1 setembro 2016 | 10:08

o problema ta ai...

a classe contábil não é unida, se o contador X cobra 300,00 reais, o cliente vai acha um absurdo, vai embora e encontra outro que cobra 30,00 reais.

Adalberto José Pereira Junior
Consultor Especial

Adalberto José Pereira Junior

Consultor Especial , Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 1 setembro 2016 | 10:20

Wilson,

Se você acha justo o honorário 360,00 por uma DITR, tudo bem.

Não devemos nos comparar com outros profissionais de outra classe, pois são profissões extremamente distintas (médicos e contadores).

Devemos sim valorizar nossa profissão, e cada um se valoriza da forma que acha justo.

Cada profissional tem sua forma de cobrar os serviços, em seu caso você cita uma porcentagem sobre a produção da propriedade, se essa é sua forma de cobrar seus honorários. OK

Quem cobra o mesmo valor por declaração, independente da área produtiva, OK.

E assim seguimos com a nossa profissão, sempre na expectativa de servimos bem nossos clientes, cobrando um valor adequado para ambas as partes.

Abraço!



Adalberto José Pereira Junior
Contabilidade
Consultoria/Assessoria Tributária
[email protected]
(16) 99263-0266
Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 1 setembro 2016 | 11:22

Adalberto José Pereira Junior,


Devemos sim valorizar nossa profissão, e cada um se valoriza da forma que acha justo.

Agora sim concordo com a sua opinião.

Enquanto não houver a prática do aviltamento do honorário contábil e, enquanto não houver uma legislação que regulamente esta questão, qualquer profissional pode cobrar o seu honorário contábil de acordo com a sua análise de mercado.
Nada contra isto.

Agora, quando você disse que (conforme suas próprias palavras) "cobrar 30,00 é pouco e 360,64 como informado pelo Wilson pela Tabela de Honorários de MG, um valor um tanto abusivo", aí sim eu acredito ser incorreto.
Se o valor foi elaborado por uma entidade que defende a nossa classe, elaborado com todos os cuidados que a legislação exige, não podemos afirmar que este valor é abusivo.
Afirmar que o valor é abusivo é um tanto forte e desronra a nossa classe. Não abusamos mas, nos valorizamos.

Mas, qualquer profissional tem o seu direito de ter a sua opinião e, julgar o valor elevado e, simplesmente não praticar este valor.
Eu mesmo, seu que o mercado contábil da minha região não suporta estes valores e, assim sendo, não tem como praticá-los MAS, "sonho" para que um dia possamos trabalhar com estes valores...

...

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Adalberto José Pereira Junior
Consultor Especial

Adalberto José Pereira Junior

Consultor Especial , Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 1 setembro 2016 | 13:01

Wilson,

Não descordo de seu pensamento, e sim temos que lutar sempre por honorários dignos de nossa profissão, mas em nenhum momento desvalorizei a classe contábil, somente acho que se seguirmos em todos os sentidos a tabela de honorários, ficaremos fora do mercado, pois não retrata a realidade do valor de honorários cobrados.

A realidade e sonho são coisas distintas, e no momento da cobrança não pratica o sonho e sim a realidade.

Foi elaborado sim por uma classe contábil, porém a realidade de mercado é outra, sabemos que tem pessoas que cobram 30,00 somente para elaborar igualmente ao ano passado, ou seja, repete todas as área e valores, sem documentação alguma em mãos para efetuar tal declaração.

Somente coloquei minha opinião sobre o valor citado, pois profissionais contábeis que prestam eventualmente serviços do segmento rural (com certeza não terão noção dos valores a serem cobrados), e cobrarem de seus clientes o valor citado na tabela, correm um sério risco de descontentamento dos mesmos.

Meu post serviu claramente de alerta ao usuário Efraim, para analisar o tempo gasto e os estudos para elaboração da DITR e dessa forma cobrar um valor justo para ambos (contador e cliente).

Adalberto José Pereira Junior
Contabilidade
Consultoria/Assessoria Tributária
[email protected]
(16) 99263-0266

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.