Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 6

acessos 4.523

Mva ajustada para material de uso e consumo

Jessica Duarte

Jessica Duarte

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Escritório
há 7 anos Quarta-Feira | 24 agosto 2016 | 14:15

Pessoal, boa tarde!

Como faço para calcular o ICMS-ST de uma venda interestadual de um produto que será destinado a uso e consumo? Devo aplicar a MVA ajustada?

Desde já agradeço.

Raphael Barbosa
Articulista

Raphael Barbosa

Articulista , Consultor(a) Jurídico
há 7 anos Quarta-Feira | 24 agosto 2016 | 14:46

Cara Jessica Duarte, se vender uma mercadoria para uso/consumo, o cálculo que fará de ICMS-ST será o diferencial de alíquotas, nos campo de ICMS-ST, não será aplicado MVA algum.

Raphael Barbosa
Contador, tributarista e consultor
Email: [email protected]
Raphael Barbosa
Articulista

Raphael Barbosa

Articulista , Consultor(a) Jurídico
há 7 anos Quarta-Feira | 24 agosto 2016 | 15:12

Sim, essa disposição é prevista no próprio Protocolo ou Convênio firmados entre os Estados que irá fazer essa venda. Além da lógica, pois MVA serve como margem de valor agregado para operações subsequentes, se não tem operações subsequentes, não existe MVA.

Raphael Barbosa
Contador, tributarista e consultor
Email: [email protected]
Jessica Duarte

Jessica Duarte

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Escritório
há 7 anos Sexta-Feira | 26 agosto 2016 | 16:49

Boa tarde, Juliana.

Sim, o meu cliente é contribuinte do ICMS, porém, de acordo com as legislações de alguns estados, verifiquei que no caso de o produto ser utilizado para uso e consumo permanece o diferencial.

Não compreendi muito bem o diferencial de alíquota a título de substituição tributária, você poderia me detalhar melhor?

Desculpe, é que sou nova na área e esse assunto ainda me gera muita dúvida.

Muito obrigada!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.