Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 349

Emissão de nota de compra

HUGO LEONARDO

Hugo Leonardo

Prata DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 24 agosto 2016 | 16:46


Prezados colegas,
Boa tarde.


Meu cliente, um condomínio (estabelecido no RJ), efetuou uma compra e a empresa ao invés de emitir a nf de venda, emitiu uma nota fiscal de serviços, alegando pelo fato do condomínio não possui inscrição estadual , e emitiu uma nota fiscal de serviços.
Isto procede?
Pode ser aceita a nf de serviços?
A empresa que vendeu é de Florianópolis.

Desde já agradeço atenção.

Aguardo orientações e base legal.

Hugo Leonardo
Técnico Contabilidade
[email protected]
Tel:(21) 9701-05226
Tel:(21)2696-8973
Raphael Barbosa
Articulista

Raphael Barbosa

Articulista , Consultor(a) Jurídico
há 7 anos Quarta-Feira | 24 agosto 2016 | 17:02

Caro Hugo Leonardo, essa informação não procede, vamos pela lógica.
Se eu , pessoa física não contribuinte, for em uma loja comprar uma roupa, a loja vai me emitir uma nota fiscal de prestação de serviço por que eu não sou contribuinte? Não faz menor sentido isso.
E NF foi emitida unicamente para sonegação, visto que a tributação do ISS no máximo é 5%, e de mercadorias em regra geral é 18%.

Raphael Barbosa
Contador, tributarista e consultor
Email: [email protected]
Gilmar de Mattos

Gilmar de Mattos

Bronze DIVISÃO 4, Advogado(a)
há 7 anos Terça-Feira | 30 agosto 2016 | 13:51

Certamente um arranjo irregular (famoso migué).

O tipo de NF não é definido levando em consideração o destinatário e o fato de ter ou não inscrição estadual, mas sim de acordo com a operação.

Acredito que o argumento apresentado tem a finalidade de pagar menos impostos e principalmente driblar as regras do novo diferencial de alíquota do ICMS.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.