x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 23.752

CNAE para Loja virtual sem estoque

Rafael Michalski

Rafael Michalski

Bronze DIVISÃO 2, Consultor(a) Comércio Eletrônico
há 7 anos Sábado | 17 setembro 2016 | 18:33

Boa tarde,

Procurei pelo forum mas não encontrei nada parecido.
Estou abrindo uma empresa... Uma loja virtual de suplementos, mas não teremos estoque.
Fechamos uma parceria com um fornecedor e ele fará o despacho dos produtos. Geraremos a NF de venda.
A empresa será na minha casa (homeoffice) e quero saber qual CNAE posso usar para poder solicitar Inscrição Municipal para gerar as NF's sem precisar de avaliação(visita de fiscalização).
Vou administrar a loja, gerar as notas, etc, de casa.

Grato pela ajuda!

APARECIDA MOTA

Aparecida Mota

Ouro DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 7 anos Sábado | 17 setembro 2016 | 20:12

Não existe um Cnae específico para a loja virtual, nem para o comércio sem estoques. O Cnae a ser utilizado será o mesmo de uma loja física da mesma atividade. Apenas na forma de atuação deverá ser marcado: Internet.
Quanto a Prefeitura, ela tem total autonomia para autorizar ou não o funcionamento no local pretendido e fazer as vistorias e exigências que achar convenientes.
Quanto ao estoque, quem exige que se tenha estoque para depois efetuar a venda é o Estado. Alguns Estados acompanham o estoque e se perceberem que está sendo emitida NF sem haver compra a emissão será bloqueada. Neste caso deverá entrar em contato com o Estado e justificar, se for o caso.

APARECIDA MOTA
Rafael Michalski

Rafael Michalski

Bronze DIVISÃO 2, Consultor(a) Comércio Eletrônico
há 7 anos Sábado | 17 setembro 2016 | 20:21

Aparecida, obrigado pelo retorno.

O trabalho realizado com esse fornecedor será o Drop Shipping.

Em que setor da prefeitura posso me informar sobre eu poder trabalhar em casa? Fiscal?
Bem, as NF's serão geradas mediante as compras na loja virtual. Informaremos ao fornecedor e o mesmo fará o despacho.

APARECIDA MOTA

Aparecida Mota

Ouro DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 7 anos Domingo | 18 setembro 2016 | 20:44

Drop Shipping não é uma atividade, é um sistema de negócios, no caso a sua atividade será o comércio varejista de suplementos.
Você poderá obter informações na Prefeitura no setor de Cadastros, onde se emitem os Alvarás de Licença e Funcionamento.
Sugiro que procure um Contador e ele lhe dará todas as informações de como funciona a legislação do seu município. E para a abertura de sua empresa irá precisar de um.

APARECIDA MOTA
Francsico José de Castro Coelho

Francsico José de Castro Coelho

Bronze DIVISÃO 2, Proprietário(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 15 fevereiro 2017 | 18:03

Boa tarde Rafael,

No seu caso, estou vislumbrando uma opção diferente da informada pela colega Aparecida. Se você for fazer apenas a intermediação e esse seu fornecedor emitir NF diretamente para o consumidor final, talvez possa entrar aí a Atividade de Representação que, de certa forma é mais simples e você apenas emitiria uma nota fiscal referente a comissão gerada na venda.

Sds,

Francisco

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.