Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 2

acessos 434

leonardo bonilha

Leonardo Bonilha

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 21 setembro 2016 | 17:50

Olá, meu primeiro contato com o site, espero que esteja fazendo tudo correto.

Boa Tarde..

Devido a um trabalho sobre Contabilidade avançada e um resumo do CPC 15 - Combinações de negócios, me surgiu algumas dúvidas..


Qual a finalidade de uma empresa comprar ações dela mesma ?

E quando há uma compra, exemplo, empresa Alfa compra 100% do capital social de Beta. A pergunta, Alfa possui o controle total de Beta ?

E se a Alfa tem controle de beta, qual a finalidade da Alfa comprar ações da Beta ? ( A Alfa não é dona da Beta ?? O dinheiro não voltará para ela do mesmo jeito ? )

Nunca tive contato com a contabilidade na prática, estou apenas cursando o 4° Semestre. Me desculpem se as perguntas estão erradas, apenas me surgiu dúvidas.

boa tarde a todos.

Robson Miranda

Robson Miranda

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 22 setembro 2016 | 10:53

Leonardo Bonilha,

No CPC 15 - Retrata a questão societária.

Quando a Empresa Alfa adquire 100% da empresa Beta. Seus ativos e passivos são inseridos junto a empresa Alfa.
Ocorre também a contabilização do "goodwill" que nada mais é do que um ganho sobre uma perspectiva de ganho futura.

Na contabilidade societária aprende-se sobre:

- Combinações de negócios,
- Fusão
- Cisão
- Empresas em "liquidação"
- Empresas controladoras: que refere as empresas que obtém o capital de outra empresa com 51% para cima.
- Empresas Coligadas: que refere as empresas que obtém o capital de outras empresas de (1 à 50)%

Isso é apenas uma parte, da uma conferida no link abaixo:

www.cpc.org.br

Espero ter ajudado.

Sucesso.

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho Unigênito, para que
todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." - João 3:16

Robson G. Miranda
Contabilista em formação
Serviços Contábil/Fiscal.
RJ - BRASIL
JAQUELINE FRANCINE

Jaqueline Francine

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 22 setembro 2016 | 14:22

Leonardo Bonilha ,

A empresa que compra ações dela mesma chamado AÇÕES DE TESOURARIA, serve geralmente para elevar o valor das ações dela no mercado. Exemplo que tivemos recentemente da empresa NATURA comprando ações dela mesma.

Hoje quando se tem o controle total de uma empresa pode ser finalizado como uma fusão, como ocorreu exemplo com o banco real e o Santander. Santander comprou o banco real, por um tempo apresentou declarações separadas até que houve a total fusão.

Att.

Jaqueline Francine

" A lei da mente é implacável, o que você pensa você cria, o que você sente você atrai, o que você acredita se torna realidade" BUDA

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.