Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 7

acessos 18.182

Como lançar na DCTF impostos retidos???

wenderson avelino

Wenderson Avelino

Bronze DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 26 maio 2009 | 09:32

Prezados amigos,

estou tendo dificuldades de lançar os impostos retidos referentes ao 4º trimestre de 2008 na DCTF em atraso de 2009.

O montante apurado em 31/12/2008 que foi retido pelo tomador de serviços (condomínio) sobre as notas fiscais emitidas por minha empresa presta serviços e foi recolhido atraves de DARF com código 5952 euivalente a 4,65% (COFINS + CSLL + PIS) + 1,00% IRPJ) totalizam R$ 60,55 (recolhido em 09/01/2009).

Como faço para efetuar esses lançamentos na DCTF???

"A diferença entre o sucesso e o fracasso daquilo que propomos a fazer é inerente ao esforço que empenhamos em sua realização"
Marcos Soares

Marcos Soares

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 26 maio 2009 | 09:53

Prezado Wenderson,

A DCTF, deve ser preenchida com as informações da sua empresa.

Ela é para prestar informações relativas aos valores devidos dos tributos e contribuições federais (débitos), e os respectivos valores de créditos vinculados (pagamento, parcelamento, compensação, etc.).

Vou tentar lhe explicar de uma forma simples.

Você apurou no mês/trimestre "X" a quantia de R$ 100,00 referente a IRPJ, porém você tem à compensar 10,00 (referente a retenção da contratante), com isso você fez uma guia de R$ 90,00 e pagou a mesma no prazo.

Na hora de fazer a DCTF, você ira colocar o valor de R$ 90,00 mais nenhuma informação.

Porém na hora da fazer a sua DIPJ você ira colocar todas as informações pertinentes isto é os 100,00 mais a compensação de 10,00 e o DARF pago de R$ 90,00.

Qualquer duvida de uma olhada neste link.

http://www.receita.fazenda.gov.br/GuiaContribuinte/DCTF/default.htm

No site da Receita também tem um Curso On Line para preenchimento da DCTF, passo a passo, explicando até os erros mais comuns.

abç e bom trabalho.

wenderson avelino

Wenderson Avelino

Bronze DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 26 maio 2009 | 10:23

Obrigado Marcos mais uma vez por sua ajuda.

veja meu caso:

- Abri uma empresa em 04/09/2008 de prestação de serviços de limpeza em condomínios.

- 1ª NF emitida em 22/11/2008

- Somatória de todas as NFs até 31/12/2008 = R$ 1.090,00

- Retenções de 4,65% de R$ 60,55 (referentes ao total de 5 NFs emitidas - serviços prestados a 02 condominios distintos)

- Retenção de 1,00% (IRPJ) não houve por não atingir o valor mínimo em cada condomínio)

Minha dúvida, como efetuar o lançamento na DCTF referente ao 2º semestre 2008, prazo vencido em 06/04/2008???

"A diferença entre o sucesso e o fracasso daquilo que propomos a fazer é inerente ao esforço que empenhamos em sua realização"
Marcos Soares

Marcos Soares

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 26 maio 2009 | 10:35

Prezado Wenderson,

A Pergunta a fazer é a seguinte, você pagou algum DARF? ou compensou todos os impostos ?

Caso pagou, quais foram?

Caso você não pagou, então você não vai fazer a DCTF.

Abç.

wenderson avelino

Wenderson Avelino

Bronze DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 26 maio 2009 | 11:04

Prezado Marcos,

As DARFs que paguei são:

1º) - Condomínio - CNPJ: X

R$ 32,66 código 5952 - Apuração 31/12/08 - Pgto 09/01/09


2º) - Condominio - CNPJ: Y

R$ 27,89 código 5952 - Apuração 31/12/08 - Pgto 09/01/09

"A diferença entre o sucesso e o fracasso daquilo que propomos a fazer é inerente ao esforço que empenhamos em sua realização"
Marcos Soares

Marcos Soares

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 26 maio 2009 | 11:27

Prezado Wenderson,

Esses codigos é de DARF referente a Lei 10.833 isto é retenção na fonte do PIS/Cofins/CSLL.

Neste caso não foi você que pagou e pelo visto o condomínio. se esse DARF foi pago pelo condomínio, você não vai colocar na sua DCTF nada.

Você só coloca o que você pagou e não o que você foi retido.

Você só ira colocar esse código caso você retenha de alguem a Lei 10.833.

espero ter ajudado.

abç

wenderson avelino

Wenderson Avelino

Bronze DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 26 maio 2009 | 11:48

Prezado Marcos,

como e o que informar então na minha DCTF

quem reteve foram os condominios, isto está informado nos corpos das notas fiscais

por questão de praticidade para o condominio, eles me deram os cheques com os respectivos valores e eu efetuei os pagamentos bancários atraves de débito em minha conta pessoal;

Mas houve uma real redução nos valores dos meus pagamentos

1º) Quantos aos condomínios (2), cada um terá que fazer uma DCTF informando as retenções de 4,65% (Confins + CSLL + Pis) e 1,00% (IRPJ) ???

2º) Quanto a DACON devo informar as minhas retenções???

3º) Os condomínios devem fazer também as DACONs, informando as retenções???

Gracias

"A diferença entre o sucesso e o fracasso daquilo que propomos a fazer é inerente ao esforço que empenhamos em sua realização"
Marcos Soares

Marcos Soares

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 26 maio 2009 | 12:20

Prezado Wenderson,

Bom não irei entrar no mérito da praticidade, porém nem sempre é a forma correta e acaba gerando confusões contabil tributária.

segue as observações e resposta.

"..eu efetuei os pagamentos bancários atraves de débito em minha conta pessoal;"

- 1º - o DARF ficou em nome de quem ??? do condomínio ou da sua empresa???
- 2º - Você sabe que não pode pagar contas de terceiros pela sua conta bancaria.

"1º) Quantos aos condomínios (2), cada um terá que fazer uma DCTF informando as retenções de 4,65% (Confins + CSLL + Pis) e 1,00% (IRPJ) ???"

- Como já citado a cima o condomínio não entrega a DCTF, somente a DIRF.

"2º) Quanto a DACON devo informar as minhas retenções???"

- Sim

"3º) Os condomínios devem fazer também as DACONs, informando as retenções???"

- Não


Abç.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.