Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 15.911

Contabilizar importação

Gustavo

Gustavo

Prata DIVISÃO 2, Analista
há 7 anos Terça-Feira | 27 setembro 2016 | 16:18

Boa tarde a todos,

Precisa de ajuda sobre contabilizar o processo de importação.
Atualmente é feito:

1)D - Adiantamento para Despachante Aduaneiro (Ativo circulante)
C - Banco

No momento que a NF é emitida:

2)D - Impostos a recuperar (Ativo circulante) - Apuração do livro fiscal de entrada
C - Estoque (Ativo circulante)

D - Estoque (Ativo Circulante)
C - Fornecedor estrangeiro (Passivo circulante)

D - Fornecedor estrangeiro (Passivo circulante)
C - Adiantamento para Despachante Aduaneiro (é abatido do fornecedor todos os impostos , I.I., Pis, Cofins, ICMS, Tx de Siscomex), ficando somente o valor da negociação

D - Despesas com importação (Custo)
C - Adiantamento para Despachante Aduaneiro (Armazenagem, Marinha Mercante, SDA, etc...)

No último momento que é o pagamento da importação, é apurado a variação cambial entre ativa e passiva.

Estes lançamentos estão de acordo ?

Mateus Pereira

Mateus Pereira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 27 setembro 2016 | 17:44

No meu entendimento estão sim Gustavo, só fiquei com uma dúvida, qual o motivo deste adiantamento ao despachante e por quê ele é abatido do montante devido ao fornecedor?

Aguardo sua resposta para discutirmos mais a respeito destes lançamentos,

Grato,

Mateus Pereira


Mateus Pereira
Contador - CRC BA-042323/O
(77) 998162142
[email protected]
Marzetti Consultoria Empresarial:

Consultoria contábil; Implantação de sistemas de custeio industrial; Planejamento tributário; Perícias Judiciais e extrajudiciais.
Gustavo

Gustavo

Prata DIVISÃO 2, Analista
há 7 anos Terça-Feira | 27 setembro 2016 | 18:00

Mateus,

Este valor adiantado ao despachante aduaneiro, é referente aos valores "previstos de impostos" sobre a importação e todas as despesas que ocorrem. E, como estes valores estão na NF, faço o encontro das contas. Claro que os impostos nunca batem, sempre existe uma diferença.

O que estou percebendo (estou lendo muito sobre esse assunto), tenho que mudar o nome da conta de adiantamento ao despachante aduaneiro para Adiantamento de importação...

Você conseguiu entender ?

Obrigado,

Gustavo

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.