Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 12

acessos 2.237

Certificado Digital x Coleta Web

Gabriela Martins Santos

Gabriela Martins Santos

Bronze DIVISÃO 3, Assistente
há 7 anos Segunda-Feira | 3 outubro 2016 | 17:31

Boa tarde,

Estou em um impasse: Preciso encerrar uma empresa que está a anos sem movimento. A sócia se casou, e preciso alterar o nome dela no contrato para depois encerrar a empresa. Fiz o processo da alteração inteiro, e na hora de gerar o dbe, a coleta web não pode ser finalizada sem certificado digital. Tentei com o certificado do contador, diz que não tem autorização. Com o certificado da assessoria em que trabalho consigo acessar o perfil e-cac desta empresa, mas também não permite gerar dbe de alteração (mesmo erro: Sem Autorização).
Agendamos o certificado digital. Mas, na última alteração, devido a adequação ao novo Código Civil, ela foi alterada para Sociedade Empresária Limitada em cláusula do contrato, e no CNPJ também. Mas, por um erro, a razão social não foi modificada no contrato, não retiraram o "S/S" do contrato, mas tiraram do CNPJ. Devido a essa divergência, não permitiram fazer o certificado.

Preciso fazer então a Re-Ratificação e a Alteração do nome da sócia em um único documento, mas sem o certificado, não consigo alterar. Sem alterar, não consigo fazer o certificado.

Alguém tem sugestões?

Grata!

Decio Pereira Bebiano

Decio Pereira Bebiano

Ouro DIVISÃO 2, Encarregado(a) Fiscal
há 7 anos Segunda-Feira | 3 outubro 2016 | 22:26

Gabriela Martins Santos ,

Para resolver, solicite o e-cpf do responsável pela sociedade, com ele você consegue assinar.

Mas certeza que precisa de e-cpf, pelo que entendi, deve ser uma empresa de serviços, ou não?

No aguardo

Um grande abraço

Gabriela Martins Santos

Gabriela Martins Santos

Bronze DIVISÃO 3, Assistente
há 7 anos Terça-Feira | 4 outubro 2016 | 09:18

Decio,

É uma empresa de prestação de serviços.

Se eu solicitar o e-cpf dele, não poderei utilizar para consultar débitos e tirar certidões, por exemplo. Eu vou fazer essa alteração e já entrar com o distrato em seguida, portanto precisaria do certificado da empresa.

Haveria alguma possibilidade de um tipo de procuração que tenha validade para esse tipo de processo pelo certificado do contador?

Obrigada pelo retorno!

No Aguardo,

Abraço!

Decio Pereira Bebiano

Decio Pereira Bebiano

Ouro DIVISÃO 2, Encarregado(a) Fiscal
há 7 anos Terça-Feira | 4 outubro 2016 | 09:29

Gabriela Martins Santos ,

Então esta facil!

Faça o -cpf do sócio responsável pela empresa.

Altere o perfil para responsavel pela empresa X (essa que esta encerrando).

Faça a procuração eletrônica com validade até o dia que quiser (neste caso eu normalmente faço para 10 anos).

Pronto!

Qualquer duvida adicional volte a postar!

um grande abraço

Diego Bononomi

Diego Bononomi

Prata DIVISÃO 2, Suporte Técnico
há 7 anos Terça-Feira | 4 outubro 2016 | 09:43

Bom dia,

Gabriela Martins Santos Se informa na RFB, sei que tem um esquema de procuração que o sócio da empresa assina, é homologado na RFB e vocês (Contabilidade) podem assinar digitalmente pela empresa com o certificado da contabilidade.

Já fiz algumas vezes isso, e da certo. Mas infelizmente não lembro.

É bem simples, tem um LINK no site da RFB que você preenche as informações, imprime a procuração, o sócio da empresa assina, você entrega na RFB e pronto, a contabilidade pode assinar pela empresa.

Atenciosamente:
Diego Bononomi
Suporte Técnico de Sistemas
www.ajbsistemas.com.br
Gabriela Martins Santos

Gabriela Martins Santos

Bronze DIVISÃO 3, Assistente
há 7 anos Terça-Feira | 4 outubro 2016 | 10:03

Diego Bononomi, Bom dia!

Essa procuração já deve ter sido feita nesta empresa, pois eu consigo acessar o e-cac com o certificado da assessoria.
Porém, pode ser que foi feita com poderes específicos e não inclui este. Posso tentar fazer com poderes totais.
Vou tentar. Posto aqui o resultado.

Resultado:
Não consegui. Já tem esta procuração ativa.
Achei estranho, pois deveria ser possível. entre os poderes estão inclusos:

•Transmissão de Declarações/Arquivos, inclusive todos do CNPJ, com Assinatura Digital via Receitanet
•Processos Digitais
•e-AssinaRFB
•Cadastro CNPJ - Consulta Situação do Pedido

Não deveria ser possível transmitir com esse certificado?

Imagino que vou ter que fazer o e-cpf do sócio mesmo.


Decio Pereira Bebiano, Bom dia!

Como estou buscando uma solução que gere menos custos, vou tentar primeiro a procuração da RFB. Se não der certo, vou tentar a sua sugestão, que certamente funcionará!

Obrigada pelo retorno, gente!

Abraços!

Decio Pereira Bebiano

Decio Pereira Bebiano

Ouro DIVISÃO 2, Encarregado(a) Fiscal
há 7 anos Terça-Feira | 4 outubro 2016 | 10:33

Gabriela Martins Santos ,

Para que você possa assinar com o e-cpf do escritorio (não sei se com o e-cnpj funciona, mas com o e-cpf do contador sim), entendo que a pessoa (contadora), deve estar citada como preposta na RFB.

E, para isto, deve-se fazer também um DBE (mas se for de apenas serviço não precisa da assinatura).

Apenas por curiosidade, você falou que a empresa é de serviço, já tentou enviar o DBE sem assinatura? Pois neste caso o que vai ocorrer é que o sócio tem que assinar!

Essa empresa é Jucesp ou cartório?

No aguardo

Um grande abraço

Gabriela Martins Santos

Gabriela Martins Santos

Bronze DIVISÃO 3, Assistente
há 7 anos Terça-Feira | 4 outubro 2016 | 10:58

Decio Pereira Bebiano,

Esta empresa é Jucesp.
Quando eu transmiti sem certificado, apareceu um erro "Acesso não permitido. É obrigatório o uso de certificação digital".

Observei aqui que esta empresa tem inscrição estadual.
Isso influencia neste resultado negativo?

Obrigada!

Abraço!

Decio Pereira Bebiano

Decio Pereira Bebiano

Ouro DIVISÃO 2, Encarregado(a) Fiscal
há 7 anos Terça-Feira | 4 outubro 2016 | 11:36

Gabriela Martins Santos ,

Você possui a senha de acesso ao Posto Fiscal desta empresa?

Se positivo, tente com ela, ou com a senha do contador (do contador creio que não funciona).

Mas com a da empresa, se não emite nf-e, 99,99% que dará certo!

Um grande abraço

Gabriela Martins Santos

Gabriela Martins Santos

Bronze DIVISÃO 3, Assistente
há 7 anos Quarta-Feira | 5 outubro 2016 | 11:39

Decio Pereira Bebiano,

Não consegui de nenhuma forma.
Vou fazer uma re-ratificação mesmo e alterar a Razão Social, permitindo que ela faça o certificado digital e assim faço o restante dos processos.
Infelizmente não encontrei outra solução, e a cada dia mais nos obrigam a comprar o certificado digital a qualquer custo.

Obrigada pela ajuda e atenção.

Abraço!

Decio Pereira Bebiano

Decio Pereira Bebiano

Ouro DIVISÃO 2, Encarregado(a) Fiscal
há 7 anos Quarta-Feira | 5 outubro 2016 | 11:49

Gabriela Martins Santos ,

Mas porque em vez de fazer a re-ratificação, você não pede pra ela solicitar um e-cpf (que ai é no nome dela), creio que não terá nenhum impeditivo.

Adquira o tipo A1, ele não tem nem mídia, é instalado via download no computador, acho que o custo é uns 150 reais.

Um grande abraço

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.