Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 6

acessos 3.486

Compra de pessoa fisica

Aline M

Aline M

Bronze DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 7 anos Quinta-Feira | 13 outubro 2016 | 11:51

Bom dia,
minha empresa é uma industria de confecções de roupas, e surgiu a oportunidade de comprar matéria pruma de uma pessoa física . Vou fazer a nota de entrada dessa mercadoria, minha duvida tenho que pagar alguma tributação referente a compra de pessoa física? Por exemplo substituição tributaria..

att

Tiago  Silva

Tiago Silva

Bronze DIVISÃO 2, Consultor(a) Técnico
há 7 anos Quinta-Feira | 13 outubro 2016 | 16:05

Boa tarde,
Essa pessoa física vende esse tipo de material com frequência, ou está sendo uma venda esporádica?
Isso fará toda a diferença, pois se ela vender com frequência será caracterizada como contribuinte, e terá que haver emissão de NF por parte dela inclusive com destaque do ICMS.
Essa situação ocorrendo, e nada disso tendo sido feito, a responsabilidade cai para a sua empresa.

JUSSARA ELIAS DOS SANTOS

Jussara Elias dos Santos

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 20 outubro 2016 | 12:38

Tiago, boa tarde


Não é a pessoa fisica que esta vendendo.

Somos uma empresa com varejo de colchão, e a empresa esta querendo fazer uma promoção

Na compra de um colchão novo de o seu colchão usado e ganhe um desconto.

Como que fica a entrada do colchão usado do cliente?


Tenho uma operação aqui na empresa que precisaria do embasamento legal só que não conseguir informação sobre esse processo e não tenho fontes de consulta

Minha empresa vai vende um produto para um cliente pessoa física (consumidor final), quanto for entregar esse produto ira trazer o usado sendo que o mesmo não fomos nos que vendemos
E vai conceder um desconto desse produto usado.

Como proceder no processo emissão de Nota fiscal – na entrada da mercadoria usado sendo que o cliente não emiti nota?


Tiago  Silva

Tiago Silva

Bronze DIVISÃO 2, Consultor(a) Técnico
há 7 anos Quinta-Feira | 20 outubro 2016 | 15:55

Entendi
Você vai emitir uma NF de entrada no valor do desconto que dará ao seu cliente, sem nenhum destaque de ICMS, já que ele é não contribuinte.

E emitirá o a NF de venda do novo colchão com a diferença do valor que foi descontado, da entrega do colchão usado pra vocês.

JUSSARA ELIAS DOS SANTOS

Jussara Elias dos Santos

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 20 outubro 2016 | 16:13

Tiago, boa tarde

Esse colchão usado e de uma marca que nos não trabalhamos, posteriormente iremos desmanchar Ae vende as peças para outro fornecedor aproveitar

O cfops seria na entrada do usado como compra? E como ficaria na (saída) das pecas da mercadoria usadas porque iremos vender?

Tiago  Silva

Tiago Silva

Bronze DIVISÃO 2, Consultor(a) Técnico
há 7 anos Quinta-Feira | 20 outubro 2016 | 16:18

Na entrada vai pro Estoque de vocês, afinal entrará como um colchão.
Depois é possível que ele saia como Sucata, já que sairá descaracterizado. De uma olhadinha no RICMS/SP a respeito dessas operações.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.