Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 562

Ganho de Capital

Alexandro F. Sousa

Alexandro F. Sousa

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Sistemas
há 7 anos Terça-Feira | 18 outubro 2016 | 13:31

Boa Tarde

Estou comprando um terreno na seguinte situação, ele está quitado na loteadora, mas ainda não foi feita a escritura, o contrato será passado pra mim e então eu farei a escritura no meu nome.

Minha dúvida é a seguinte, o contrato será passado pra mim por um valor de 200 mil, porém o valor que a loteadora declarou foi de 70 mil que foi o valor que o proprietário anterior pagou, ele irá pagar o ganho de capital referente a diferença.

Porém quando eu for fazer a escritura, será passado no valor que a loteadora passar, que será de 70 mil, mas eu vou continuar declarando por 200 mil que será o valor que eu vou pagar efetivamente.

Se eu vender esse terreno daqui 1 ano por 210 mill, quando o novo proprietário for fazer a escritura, o cartório irá comunicar a receita que eu comprei por 70 mil e vendi por 210 mil.

Para efeito de ganho de capital, considero o custo de aquisição que está na minha declaração 200 mil, ou terei que apurar o ganho em cima de 70 mil que é o valor da minha escritura?

Att,

Aelxandro

Nascimento Francisco

Nascimento Francisco

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 19 outubro 2016 | 17:37

A escritura tem que ser passado por 200,000,00 o valor que vc pagou ...senao vc terá problemas futuros na hora de vender esse BEM.


Sua declaração de IR tem que constar o que de fato vc pagou por ele.


SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 19 outubro 2016 | 21:02

Vc não só terá problemas na hora de vender como disse o colega Nascimento. Vc queimará um dinheiro limpo e poderá ainda ser considerado fraudador por conluio para que a imobiliária pague menos ou nenhum imposto.

Se vc mantiver a operação tal qual descreveu, realmente o Cartório primeiro informará a Receita Federal q vc comprou o imóvel por 70mil e depois ao vender por 210mil vc terá uma ganho de capital e terá de pagar 15% sobre 140mil ou 21mil de ir.

Vc não tem nenhuma vantagem em aceitar uma operação deste tipo. Vc será o mais prejudicado. Exija a escritura pelo valor q vc pagou ou não faça negócio.



O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.