Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 4.523

Amostra grátis, sujeita a substituição tributaria

Vinícius de Carvalho Aquino

Vinícius de Carvalho Aquino

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 18 outubro 2016 | 16:09

Prezados, boa tarde!

Estamos em meio a uma discussão em nossa empresa sobre o seguinte assunto, somos uma distribuidora de perfumes, e mandamos alguns produtos como amostra grátis, como o produto ultrapassa os 20% do tamanho como diz o RICMS, tributamos o ICMS.

Até que fomos questionados da seguinte forma, se este produto é sujeito a Substituição Tributaria e ela foi cobrada anteriormente, não devo tributar o ICMS próprio na saída a titulo de amostra grátis ? Não achei base legal que sane essa duvida.

obs: Operação interna.

Att,

Vinícius de Carvalho Aquino

Vinícius de Carvalho Aquino

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 18 outubro 2016 | 16:19

Nivaldo, boa tarde!

Acredito não ter sido claro em minha dúvida, 90% dos produtos que adquirimos para distribuir são sujeitos ao ST, e compramos de diversas UF's. Porem algum produtos são distribuídos como amostra grátis. Saída com o CFOP 5.911 e tributando ICMS

Nivaldo Pagotto

Nivaldo Pagotto

Prata DIVISÃO 3, Escriturário(a)
há 7 anos Terça-Feira | 18 outubro 2016 | 16:37

Amostra grátis:

3. BENEFÍCIOS FISCAIS
Nos termos do artigo 2º do Anexo 2 do RICMS/PA será aplicada a isenção na operação de saída interna ou interestadual, a título de distribuição gratuita, de amostras de diminuto ou nenhum valor comercial, desde que em quantidade estritamente necessária para dar a conhecer a sua natureza, espécie e qualidade da mercadoria e desde que traga, em caracteres bem visíveis, declaração neste sentido.
A mercadoria em sua apresentação normal quando remetida a título de amóstra grátis, não será considerada para fins da aplicação da isenção.

4. APROPRIAÇÃO DO CRÉDITO DO ICMS
Na hipótese da mercadoria recebida a título de amostra, ser utilizada como matéria prima ou destinada a comercialização, poderá o contribuinte nos termos do artigo 51 da Parte Geral do RICMS/PA, pelo princípio da não cumulatividade apropriar-se do crédito do ICMS, conforme abaixo:
" É assegurado ao contribuinte, salvo disposição expressa em contrário, o direito de creditar-se do imposto anteriormente cobrado e destacado em documento fiscal hábil, relativamente à mercadoria entrada, real ou simbólica, em seu estabelecimento, inclusive a destinada ao seu uso ou consumo ou ao ativo permanente, ou o recebimento de serviços de transporte interestadual e intermunicipal ou de comunicação, em razão de prestações tributadas.

Assim sendo, sua mercadoria perde o benefício da isenção, ou seja, ela não será mais isenta e volta à sua origem normal.
Caso sua mercadoria seja vendida com substituição tributária, entendo, que a amostra será da mesma forma da venda, pois assim é tratada quando tributada normalmente.
Não sou jurista, mas entendo que não há o porquê recolher imposto sobre operação própria, visto que na venda você não o faz e além do mais, ele já foi recolhido anteriormente.
Mas caso você recolha o ICMS próprio, também tem direito a apropriar-se do crédito da compra do item enviado a título de amostra grátis.

Att.

Nivaldo Ap. Pagotto
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.