x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 502

Operação de exportação

Solange Viana

Solange Viana

Bronze DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 7 anos Sexta-Feira | 21 outubro 2016 | 11:39

Bom dia,

Por favor, alguém já fez essa operação e saberia o procedimento ?

Temos uma empresa que faz exportação de produtos , a mesma emite uma nota fiscal com o CFOP 7101 , essa mercadoria sai da empresa e, vai para um armazém , nesse armazém ela passa por uma analise de uma empresa de serviços que contratamos e, quando a mercadoria é liberada ela segue em direção ao porto.

Nessa operação utilizamos 2 transportadoras : transportadora X que busca a mercadoria aqui e leva ao armazém e Transportadora Y que pega do armazém e leva ao porto.

Minha dúvida é posso usar a mesma nota para toda essa operação , ou tenho que emitir mais de uma ?

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 7 anos Sexta-Feira | 21 outubro 2016 | 14:18

Boa tarde Solange!



Na minha ótica o procedimento não está correto, já que a mercadoria sai da sua empresa para um Armazém, de depois ela vai para a exportação.... ou seja ela circula duas vezes....
O correto é fazer uma NF da remessa de mercadoria para análise e quando a mesma for para o Porto, uma outra nota fiscal, aí sim CFOP 7101, , onde deve constar ainda que a mercadoria está saindo do lugar XXX, conforme NF de Remessa.XXXXX....

Essa "análise" gera alguma mudança na mercadoria???

Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 7 anos Sexta-Feira | 21 outubro 2016 | 15:36

É que se eles modificassem alguma coisa, a nota de envio para o Armazém seria Remessa para Industrialização, mas como não fazem nada, pode ser o 5949, mas conforme acima, devem ser 2 notas distintas, já que você menciona também que são 2 transportadoras diferente... ok?



Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.