Bom dia
É interessante observar que quando há receita, na contabilização das contas de resultado é acrescido do valor, porem não incluo simplesmente em receita pois alteraria meu caixa ou banco um valor que na verdade não entrou em dinheiro. Lanço em receita somente o que entra como dinheiro (caixa ou banco), lanço em: Outras Receitas > amostra Grátis, pois contabilizo o acréscimo na conta de resultado sem alterar o valor de caixa ou banco que estão interligados com receita (venda de mercadoria). Por exemplo: Se Recebi amostra Grátis ou Bonificação de mercadoria que irei vender:
D : Mercadoria para Venda (Ativo Circulante>Estoque>Mercadoria para venda)
C : Amostra Grátis (Outras Receitas>Bonificação)
Se Recebi amostra Grátis ou Bonificação de itens de consumo que não irei vender:
D : Materiais para uso e consumo(Ativo Circulante>Estoque>Materiais de Uso e consumo)
C : Amostra Grátis (Outras Receitas>Amostra Grátis)
Pois houve uma receita através de mercadoria ou materiais que aumentou o valor na empresa, mas não houve receita proveniente de venda ou recebimento em espécie que venha a aumentar o caixa ou banco. Pois quando for fazer relatório de caixa ou banco não foi alterado pela amostra grátis, mas nas contas de resultado foi acrescido o valor recebido, pois o "credito" em receita aumenta o valor em sua empresa, mas não o caixa e nem banco.