x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 2.857

Contabilização amostra grátis de matéria prima

Caio Vilela

Caio Vilela

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 25 outubro 2016 | 18:44

Boa noite pessoal. Gostaria de saber que lançamento contábil devo fazer para entrada de amostra grátis de matéria prima. Andei pesquisando alguns tópicos, mas todos falam sobre amostra grátis para distribuição e não de matéria prima. E gostaria de saber também se, pelo fato da origem desta mercadoria ser interestadual, se incide antecipação de alíquota. Poderiam me ajudar? Desde já agradeço.

Dionizio

Dionizio

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 18 janeiro 2017 | 15:19

Bom dia
É interessante observar que quando há receita, na contabilização das contas de resultado é acrescido do valor, porem não incluo simplesmente em receita pois alteraria meu caixa ou banco um valor que na verdade não entrou em dinheiro. Lanço em receita somente o que entra como dinheiro (caixa ou banco), lanço em: Outras Receitas > amostra Grátis, pois contabilizo o acréscimo na conta de resultado sem alterar o valor de caixa ou banco que estão interligados com receita (venda de mercadoria). Por exemplo: Se Recebi amostra Grátis ou Bonificação de mercadoria que irei vender:
D : Mercadoria para Venda (Ativo Circulante>Estoque>Mercadoria para venda)
C : Amostra Grátis (Outras Receitas>Bonificação)

Se Recebi amostra Grátis ou Bonificação de itens de consumo que não irei vender:
D : Materiais para uso e consumo(Ativo Circulante>Estoque>Materiais de Uso e consumo)
C : Amostra Grátis (Outras Receitas>Amostra Grátis)

Pois houve uma receita através de mercadoria ou materiais que aumentou o valor na empresa, mas não houve receita proveniente de venda ou recebimento em espécie que venha a aumentar o caixa ou banco. Pois quando for fazer relatório de caixa ou banco não foi alterado pela amostra grátis, mas nas contas de resultado foi acrescido o valor recebido, pois o "credito" em receita aumenta o valor em sua empresa, mas não o caixa e nem banco.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.