Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 5.111

Lei - Obrigatoriedade Contabilização Conta Corrente

Leandro Souza

Leandro Souza

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 26 outubro 2016 | 10:59

Bom dia Colegas,


Estou com um problema com um cliente e gostaria de solucioná-lo com ajuda de vocês. Pesquisei em tópicos antigos, mas a maioria está trancado e não consegui encontrar o que eu queria.

Meu cliente não quer enviar o extrato bancário para realizar a contabilização, provavelmente ele mistura as entidades física e jurídica. Expliquei a importância da contabilização das contas correntes das empresas, só que ele questionou em qual lei ou norma do CRC está escrito que é obrigado a contabilizar as contas correntes.

Procurei na Receita, em sites e no fórum e não encontrei uma Lei que especifica a essa obrigatoriedade. Alguém poderia me informar se existe mesmo essa obrigatoriedade? E em qual lei que eu posso provar a veracidade da informação a ele?

Peço desculpas se estou cometendo algum erro na criação do tópico, pois essa é minha primeira vez.

Agradeço a todos pela atenção!!!

RONALDO VALÉRIO TRAPP

Ronaldo Valério Trapp

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Administrativo
há 7 anos Quarta-Feira | 26 outubro 2016 | 15:08

Boa Tarde, sr. Leandro Souza.

Em minha interpretação e análise o extrato de contas bancária não é em si um documento fiscal, mas sim relata a movimentação de um ATIVO que a Lei determina demonstrar nas Demonstrações Financeiras quando do encerramento do ano-calendário e/ou exercício social.

Diante disso, o saldo das contas bancárias, sejam de movimentação ou de aplicação financeira, devem ser obrigatoriamente estarem contabilizadas e apresentadas ao fisco. A própria ECD - Escrituração Contábil Digital e a ECF - Escrituração Contábil Fiscal (que está substituindo a declaração do IRPJ) exigem a demonstração do Balanço Patrimonial.

O que determina e exige estas informações é a própria Lei nº 6.404/1976 e suas alterações, bem como o RIR - Regulamento do Imposto de Renda, e ainda o Manual DIPJ Perg. e Resp.2016. Vejamos:

Lei nº 6.404/1976 e alterações:
Ativo
Art. 179. As contas serão classificadas do seguinte modo:
I - no ativo circulante: as disponibilidades, os direitos realizáveis no curso do exercício social subseqüente e as aplicações de recursos em despesas do exercício seguinte;
Critérios de Avaliação do Ativo
Art. 183. No balanço, os elementos do ativo serão avaliados segundo os seguintes critérios:
I - as aplicações em instrumentos financeiros, inclusive derivativos, e em direitos e títulos de créditos, classificados no ativo circulante ou no realizável a longo prazo: (Redação dada pela Lei nº 11.638,de 2007)

RIR
Seção IX - Demonstrações Financeiras
Art. 274. Ao fim de cada período de incidência do imposto, o contribuinte deverá apurar o lucro líquido mediante a elaboração, com observância das disposições da lei comercial, do balanço patrimonial, da demonstração do resultado do período de apuração e da demonstração de lucros ou prejuízos acumulados (Decreto-Lei nº 1.598, de 1977, art. 7º, § 4º, e Lei nº 7.450, de 1985, art. 18).
§ 1º O lucro líquido do período deverá ser apurado com observância das disposições da Lei nº 6.404, de 1976 (Decreto-Lei nº 1.598, de 1977, art. 67, inciso XI, Lei nº 7.450, de 1985, art. 18, e Lei nº 9.249, de 1995, art. 5º).
§ 2º O balanço ou balancete deverá ser transcrito no Diário ou no LALUR (Lei nº 8.383, de 1991, art. 51, e Lei nº 9.430, de 1996, arts. 1º e 2º, § 3º).

IRPJ – Perg. e Resp. 2016
020 Quais as demonstrações financeiras obrigatórias para efeito da
legislação tributária?

Todas as pessoas jurídicas sujeitas à apuração do lucro real, seja qual for o tipo societário adotado, estão obrigadas a elaborar, ao final de cada período de apuração do imposto de renda (trimestral ou anual), com observância das leis comerciais (Lei das S.A.), as seguintes demonstrações financeiras:
1) balanço patrimonial;
2) demonstração do resultado do período; e
3) demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados.

Normativo:
Lei das S.A. - Lei nº 6.404, de 1976, art. 176, com a alteração introduzida pela Lei nº 11.638, de 2007, art. 1º;
RIR/1999, art. 274; e
PN nº 34, de 1981.

CONCLUINDO,
O meu entendimento está balizado, entre outros, nas normas legais acima listadas. Creio que os argumentos acima devem mostrar ao Cliente da obrigação do
registro e contabilização das movimentação financeira da sociedade para salvaguardar futuros percalços junto à RFB.

Ronaldo Valério Trapp - SERVIÇOS Especiais
Assessoria Gerencial de Empresas
E-mail: [email protected]
Blog: https://www.ronaldovtrapp.blogspot.com
Leandro Souza

Leandro Souza

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 26 outubro 2016 | 16:12

Boa tarde, Sr. Ronaldo Valério.

Venho agradecer a sua brilhante explicação, era justamente o que estava procurando.

Muito obrigado e te desejo muito sucesso na sua carreira profissional!!!

Abraços!

Leandro Souza.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.