x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 541

ICMS - Regras básicas

Felipe Rampazio

Felipe Rampazio

Bronze DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 28 novembro 2016 | 15:19

Boa tarde
Sei que hora o remetente calcula o ICMS e hora o destinatário tem a obrigação, quando isso ocorre?
Existe algum programa que gere a guia para recolhimento de ICMS? O mesmo gera também para o FECP?
Sou do interior do RJ, nunca sei qual alíquota usar, 7;14;18 ou 20?
O ICMS ST incide sobre a mercadoria ou operação?

DEUS É BOM O TEMPO TODO. O TEMPO TODO DEUS É BOM.
Celli Gomes

Celli Gomes

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Fiscal
há 7 anos Segunda-Feira | 28 novembro 2016 | 16:05

Felipe Rampazio, boa tarde.

Bastante informação nesta sua pergunta, mas vamos lá.

Acredito que você esteja se referindo ao ICMS ST,

Sei que hora o remetente calcula o ICMS e hora o destinatário tem a obrigação, quando isso ocorre? R. Isso geralmente está descrito nos protocolos de acordo entre os estados envolvido nas operações.


Existe algum programa que gere a guia para recolhimento de ICMS? O mesmo gera também para o FECP? R- Existe o portal http://www.gnre.pe.gov.br/gnre/portal/GNRE_Gerar.jsp


O ICMS ST incide sobre a mercadoria ou operação?- Sobre a mercadoria, você faz a consulta através do NCM, levando sempre em conta a operação , se seria para revenda, uso consumo, ativo, ou industrialização.

Felipe Rampazio

Felipe Rampazio

Bronze DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 30 novembro 2016 | 09:36

Celli Gomes, bom dia.

Onde encontro estes acordos entre os estados envolvidos, pode me dar um exemplo?
Sobre o site que me passou sei que alguns estados tem guias próprias, e o Rio de Janeiro GNRE "site próprio".
E sobre as operações citadas na ultima pergunta, revenda, uso e consumo, ativo ou industrialização, sobre duas delas não incide ICMS (uso e consumo e ativo imobilizado).

DEUS É BOM O TEMPO TODO. O TEMPO TODO DEUS É BOM.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.