x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 0

acessos 390

Importação por conta e ordem - Recolhimento do ICMS

ANDREIA APARECIDA DA SILVA

Andreia Aparecida da Silva

Bronze DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 7 anos Sexta-Feira | 2 dezembro 2016 | 10:43

Bom Dia,

Temos uma empresa optante pelo simples e revende mercadorias importadas.

Esta empresa sempre fez a importação direta. Agora ela contratou uma Trading em RO para fazer a importação por conta e ordem e o desembaraço da mercadoria é feito por lá.

Minha questão é que essa Trading emitiu a NF com o destaque do ICMS de 4% (operação interestadual) e a DI vem zerada de ICMS, porém no meu entendimento quem, é o importador de fato é meu cliente em SP e não importa onde foi o desembaraço da mercadoria a DI deve ter o destaque de ICMS a 18% e o ICMS recolhido para SP que é onde a mercadoria física vai ficar estabelecida.

Fui até o posto fiscal e esse também foi o entendimento do fiscal.

A Trading informa que RO tem outro entendimento e um beneficio onde a ela é obrigada a recolher o ICMS na operação interestadual, mas na minha opinião neste caso seria uma importação por encomenda.

A Trading destacou até ST na NF de remessa.

Alguém poderia me ajudar, porque meu medo é SP cobrar esse ICMS e o valor é muito grande.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.