Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 1.906

Quando devo reduzir o valor do meu ativo no lançamento?

Anderson Batista

Anderson Batista

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Planejamento
há 7 anos Terça-Feira | 13 dezembro 2016 | 14:39

Saudações,

Durante o dia de hoje 13/12/2016 surgiu a seguinte dúvida:

Quando a filial lança um Ativo fixo, na minha tela de sistema aparece o item com o valor total, porém, se existir um desconto na NF, eu devo reduzir o valor do ativo?

Exemplo:

CPU - R$ 2.000,00
Desconto - R$ 300,00

Meu CPU será imobilizado a R$ 2.000,00 ou a R$ 1.700,00

Paulo

Paulo

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 14 dezembro 2016 | 16:14

O lançamento seria:

D - Ativo (R$ 2.000)
C - Fornecedor (R$ 2.000,00)

Pelo desconto:

D- Fornecedor
C - Desconto Obtidos (R$ 300,00)

Pelo pagamento:

D- Fornecedor
C- Disponibilidades (R$ 1.700,00)

O bem vale 2.000, porém a empresa optou por te dar um desconto. Entendo assim

Anderson Batista

Anderson Batista

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Planejamento
há 7 anos Quarta-Feira | 14 dezembro 2016 | 16:21

Paulo,

Ok,
nesta situação foi a que entrei em discussão com outro colega pois, no CPC 27 - No item 16 a (Elementos do custo) está o seguinte pronunciamento:

"16. O custo de um item do ativo imobilizado compreende:
(a) seu preço de aquisição, acrescido de impostos de importação e impostos não recuperáveis
sobre a compra, depois de deduzidos os descontos comerciais e abatimentos; "

Entendo que, "deduzidos os descontos comerciais e abatimentos" me força a reduzir o valor do bem adquirido, ou estou interpretando de forma errada?

Matheus  Gomide

Matheus Gomide

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 15 dezembro 2016 | 10:28

Prezado Anderson,

No meu entendimento você deverá Imobilizar o Bem pelo valor total da nota fiscal. Há um campo na nota descrito como "desconto" e, portanto uma vez preenchido, já irá deduzir o valor da nota, bastando considerar o valor final. Se houver crédito de icms a recuperar, o bem constará no Inventário pelo valor total da nota menos o total dos créditos recuperáveis.
Porém se o Fornecedor conceder um desconto no boleto, daí considera-se o que o colega Paulo mencionou acima, não mexendo no valor do bem.

Att,
Matheus G. da Silva
Contabilidade
Anderson Batista

Anderson Batista

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Planejamento
há 7 anos Quinta-Feira | 15 dezembro 2016 | 10:39

Obrigado Matheus,

Utilizando sua resposta,
Como ficaria a avaliação do valor do ativo caso a NF tivesse mais um item? pois o desconto informado no campo da NF não especifica qual item esta recebendo o mesmo...

Matheus  Gomide

Matheus Gomide

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 15 dezembro 2016 | 10:50

Anderson,

Na relação dos itens logo abaixo tem que constar essa informação de desconto para cada um desses itens. Ao menos nas notas eletrônicas que recebo aqui constam essa informação. Caso o fornecedor tenha utilizado bloco de notas para a emissão da nota e não colocou essa informação, eu ligaria para o mesmo atrás disso. Se for todos os mesmos produtos, daí poderia ratear igualmente para cada um deles.

Att,
Matheus G. da Silva
Contabilidade

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.