x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 23

acessos 7.870

DBE - Alteração Contratual

GILMAR FERNANDES

Gilmar Fernandes

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 14 dezembro 2016 | 14:30

Boa tarde caros colegas.
Estou com uma duvida e gostaria da colaboração dos colegas.
Estou com uma empresa que tem varias alterações contratuais, registrada somente na JUCESP, agora preciso fazer o DBE e enviar para Receita Federal afim de ser atualizado, pois bem, a minha duvida é a seguinte, eu posso fazer um DBE somente com a ultima alteração contratual registrada na JUCESP,?
grato.

Pamela Wagmann

Pamela Wagmann

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 14 dezembro 2016 | 15:52

Gilmar,

Você pode gerar um único DBE atualizando as informações de acordo com as alterações registradas.

Se na ultima alterou nome empresarial, selecione o evento correspondente
se na penúltima alterou Quadro de sócios ou distribuição de Quotas, selecione o QSA...
...e assim por diante.

GILMAR FERNANDES

Gilmar Fernandes

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 15 dezembro 2016 | 08:59

Bom dia!
muito obrigado pela resposta, mais ainda me resta uma duvida
tenho que encaminhar junto com DBE todas as alterações, ou posso encaminhar somente a ultima?
grato

Maurício Sanches

Maurício Sanches

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 7 anos Quinta-Feira | 15 dezembro 2016 | 10:31

Gilmar Fernandes

amigo, são diferentes alterações em vários contratos? se sim.

você tem que pegar o 1 contrato que teve alteração, fazer um DBE apenas dele... colocar para deferimento na Receita Federal.. e aguardar.. assim que a receita deferir .. você pega o 2 contrato que teve alteração, faz um DBE e leva na receita federal.... e assim por diante, sempre na ordem.

é a forma correta!
espero ter ajudado,

Att .
Maurício Sanches
Auxiliar Administrativo

O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia.
- Robert Collier, escritor.
AMANDA GONÇALVES VIANA DA SILVA

Amanda Gonçalves Viana da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Consultor(a) Negócios
há 7 anos Quinta-Feira | 15 dezembro 2016 | 11:00

Gilmar,
Bom dia.

Você pode incluir em um único DBE todos os eventos, se optar por essa forma, deve enviar cópia autentica de todos os contratos juntamente com o DBE para a Receita Federal, depois é só aguardar.

Certifique-se de por as datas correspondentes a cada evento conforme o registro do contrato para não dar indeferimento.

Se preferir a sugestão do colega Maurício pode demorar mais, mas também funciona.

Abraço!

Amanda Viana
A sua excelência é o nosso negócio!
FELIPE BURATI SCHIMIDT

Felipe Burati Schimidt

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 5 abril 2017 | 16:23

Boa tarde, preciso de uma ajuda.

Estou fazendo uma alteração contratual que um sócios desligando-se da sociedade, transfere suas cotas ao novo que vai entrar. Preciso saber como faço no DBE.

Fiz da seguinte forma, cadastrei a saída de uma e cadastrei a entrada de outro.

So que o sistema esta mostrando o erro que a soma do capital não esta batendo.

Minha duvida é quanto a soma , claro que não vai bater, o sócio remanescente não teve alteração alguma, e desta forma não coloquei ele, e por isso não bate a soma do capital.

Tenho que coloca-lo também? Para que a soma bata, sinceramente não entendi.

"Somatório dos valores de capital social dos sócios difere do valor do capital social da empresa. Confira os valores de todos os sócios no CNPJ e faça as mudanças necessárias no QSA, para que a soma seja igual ao valor do capital social da empresa. "

Obrigado desde já.

vinicius penninck buzi

Vinicius Penninck Buzi

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 5 abril 2017 | 16:35

Boa tarde, Felipe:

Já tive alguns problemas parecidos, segue abaixo orientação:

1 - No Coleta Online quando informar a saída de sócio ou admissão é necessário que coloque o evento 202 - Alteração da pessoa física responsável perante o CNPJ.

Será necessário verificar o Capital Social da empresa, caso o mesmo esteja correto e na distribuição dos valores para cada sócios esteja ok, e teve o indeferimento informando dizendo que o" somatório dos valores de capital social dos sócios difere do valor do capital social da empresa - Acrescentar o evento de 247 - Alteração de Capital social e no campo Identificação informa o Capital Social atual da empresa mesmo que não esteja alterando a mesma, pois o cadastro da Receita Federal não deve estar atualizado.

Realizar o pedido com os eventos abaixo:

1 - 202 - Saída e admissão de sócios.

2 - 247 - Alteração de Capital Social

Que o mesmo será liberado.


FELIPE BURATI SCHIMIDT

Felipe Burati Schimidt

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 5 abril 2017 | 17:06

Boa tarde Vinicius, Mas se eu optar pelo evento 202 e colocar o sócio que já é responsável pelo CNPJ não vai dar conflito na analise? Porque não estou alterando o responsável pelo CNPJ.

JOÃO DE ASSIS CANDIDO

João de Assis Candido

Ouro DIVISÃO 2, Não Informado
há 7 anos Quarta-Feira | 5 abril 2017 | 17:39

Vinicius Penninck Buzi boa tarde


Felipe

Não vai dar conflito na análise, todas as alterações contratuais que tenha saída ou admissão de sócios mesmo que o sócio responsável pelo CNPJ permaneça, é necessário o evento 202.


Desconheço essa informação do evento 202 em todas as alterações de admissão ou saída de sócios,


Eu sempre informo esse evento se for alterar a pessoa responsável, se não for alterar nada somente o quadro societário informo somente a aba QSA sem evento algum

RODRIGO TORRES DOS REIS

Rodrigo Torres dos Reis

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 6 anos Sexta-Feira | 20 outubro 2017 | 10:20

Caros boa tarde!

Preciso da ajuda de vocês com relação ao preenchimento de um DBE.

Estou realizando uma alteração contratual de uma empresa que tem dois sócios com valor de capital social de R$ 1.000,00 para cada. nesta alteração ocorrerá a saída e a entrada de um novo sócio e haverá um sócio remanescente. Todos os sócios são sócios administradores e estou realizando as seguintes etapas no preenchimento do DBE:

Fcpj
Selecionie as opções de alteração: dados cadastrais/situações especiais e quadro de sócios e administradores - qsa

Evento: 247 - alteração de capital social

Identificação: informei a natureza jurídia 206 - sociedade empresária ltda, por se tratar de uma e o capital social no valor de R$ 2.000,00.

Qsa

sócio que está saindo:
natureza do evento: saída de sócio/administrador
data do evento do sócio está indisponível - caso fique disponível qual a data devo colocar

sócio que está entrando:
natureza do evento: entrada de sócio/administrador
qualificação do sócio administrador: 49 sócio administrador - o mesmo será um sócio administrador
valor da participação no capital social - R$ 1.000,00 - valor do socio que se retirou e cedeu as quotas
data do evento do sócio está indisponível - caso fique disponível qual a data devo colocar

sócio remanescente:
natureza do evento: alteração de dados do sócio administrador
qualificação do sócio administrador: 49 - sócio administrador - o mesmo será um sócio administrador
valor da participação no capital social: R$ 1.000,00

A forma que estou preenchendo o DBE condiz com as alterações que serão realizadas?

Pq as datas do evento estão indisponíveis?

Conto com ajuda de vocês.


Tenham um bom dia.


Obrigado.



RODRIGO TORRES DOS REIS

Rodrigo Torres dos Reis

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 24 outubro 2017 | 14:34

Décio Pereira Bebiano,


Não estou encerrando a empresa, estou realizando uma alteração de sócios.


O processo que farei é levar o contrato social com suas devidas alterações junto com o DBE. A dúvida são os eventos e a forma como fiz e o pq das datas no preenchimento do DBE não estão disponíveis.


Obrigado.


Abraços.

Flavio Novaes

Flavio Novaes

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 7 dezembro 2017 | 16:41

Boa Tarde !
Preciso de uma ajuda.

Preciso fazer a alteração contratual de uma empresa, Incluindo um CNAE Novo.

Minhas dúvidas são:

1) Devo efetuar primeiro a alteração na JUCESP ( via VRE ) ou o primeiro passo é preencher a DBE da RFB ?

Desculpa a dúvida básica, mas é que eu nunca fiz uma abertura e nem alteração contratual, então mesmo pesquisando fico com receio de fazer algo errado e perder mais tempo ainda.

Obrigado !

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.