x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 3.911

Antecipação da análise da malha fiscal, retirada de dependen

Bianca Gonçalves

Bianca Gonçalves

Iniciante DIVISÃO 4
há 7 anos Sexta-Feira | 16 dezembro 2016 | 15:45

Boa tarde! Sou nova por aqui e não sou contadora e nem trabalho na área tributária, por isso, tenho muita dificuldade em entender os prazos e as nuances da Receita Federal. Tenho duas dúvidas. Vejam.

1ª ) Eu fiz uma declaração retificadora do ano calendário 2011,, exercício 2012, em 27/3/2016. ainda estava dentro do prazo de 5 anos? Fiz a retificação para excluir meus filhos, que recebiam pensão alimentícia, mas o pai declarava no meu CPF, infelizmente.

Na Declaração originária, tive que pagar R$ 3.600,00, mas excluindo os dependentes, teria que restituir R$ 721,00. Fiz a retificadora em 27/3/2016 e até hoje consta como status em processamento! Demora tanto assim mesmo ou eu estava fora do prazo?

Os R$ 3.600,00 que paguei podem ser restituídos? Com certeza, ao cruzarem os dados, verão que meu ex-marido declarou a pensão em meu nome e não no nome dos beneficiários, o que vai me reter na malha fina. Posso me adiantar e comprovar que os beneficiários da pensão eram os filhos e não eu? Como faço tudo isto? Estou perdida...rs...

2ª) Novamente, por conta do meu ex-marido, caí na malha fina de 2013/2014. Agendei a antecipação da malha fiscal, fui à Receita Federal em 10/4/2015 e apresentei todos os documentos exigidos.

Ocorre que já se passaram 20 meses e até o momento ainda não há uma posição sobre o requerimento de antecipação dessa análise da malha fina. Ainda consta, no eCAC, um link para eu retificar a DIRPF. Fui na Receita essa semana, perguntar se está faltando alguma documentação, porque no site há uma informação de que após o recebimento da documentação, a análise leva uns 60 dias. Lá me informaram que a Receita tem prazo de 5 anos para analisar a malha fina.