x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 663

Como Conseguir Novos Clientes e Mantê-los. Existe uma fórmul

Vitor Hugo Alves de Sousa

Vitor Hugo Alves de Sousa

Bronze DIVISÃO 4, Sócio(a) Proprietário
há 7 anos Sexta-Feira | 6 janeiro 2017 | 15:56

Boa Tarde e um excelente ano para todos do Portal.
Desde já deixo aqui meu agradecimento à todos que colaboram com o Portal, sempre encontro respostas muito interessantes para meus questionamentos.

Minhas dúvidas são as seguintes:

Qual é a melhor forma para captarmos clientes? - sempre acreditei no boca a boca, nas indicações, mas, ultimamente, não tem funcionado de forma nenhuma. Já me especializei com diversos cursos, sempre ofereço um pouco mais aos meus clientes, mas continuo sofrendo uma evasão muito grande nos últimos anos. Conversei com diversos contadores amigos meus e eles têm encontrado o mesmo problema, o que me obriga a fazer a segunda pergunta destro do mesmo assunto: - se meus amigos têm perdido diversos clientes (como eu), para onde está indo este povo todo ? - Informalmente, tenho ido em restaurantes, bares, algumas lojas e a grande maioria dos comerciantes estão aborrecidos com seus contadores, por um motivo ou outro, mas não os vejo mudando. O que pode estar acontecendo ?

Segundo:
Como Manter os Novos Clientes ?
Expliquei acima que tenho feito muita coisa para manter meus poucos clientes comigo, mas nunca parece ser suficiente.
Só para citar um exemplo, tinha, até 2015, uma rede de lanchonetes comigo. O honorário que cada uma pagava, na época, era de dois salários mínimos. O gestor da cadeia recebeu uma proposta de um outro escritório, reduzindo em 30 a 40% do valor das mensalidades, e, por esse motivo, perdi 25 empresas de uma só vez. Agora, para minha surpresa, liga um terceiro escritório de contabilidade, informando que serão, à partir do início deste ano, contadores do citado grupo. E, à título de curiosidade mesmo, perguntei o valor dos honorários e me surpreendi com a resposta. Com tudo incluído (declarações, rais, ibge, tudo) a mensalidade de cada empresa será de um salário mínimo. Não é possível fazer tanta coisa e cobrar tão baixo, na minha opinião. O que vocês acham ? É possível precificar tão baixo assim ? E o que fazer para evitar este tipo de evasão ?

Desculpem os tópicos tão grandes, mas acredito que sejam dúvidas da maioria de nós.


Vitor Hugo Sousa
Rio de Janeiro/RJ

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.