Boa tarde Allan,
O correto seria assim que o mesmo tivesse atrasado, você ter criar um termo de responsabilidade para o mesmo, para que assim em possíveis problemas no futuro se " isentar" das possíveis penalidades.
Eu no seu lugar, faria tudo, retificaria as declarações e passaria todas as multas para ele, e só assim, passaria pra frente. Importante que você veja o porque dele não ter enviado isso, o correto é conversar, tem clientes que as vezes se ajeitam, lembre-se ele é seu amigo, tente sempre ao máximo ajeitar as coisas, ele pode lhe render outros clientes no futuro, contatos, etc.
Hoje temos um cliente aqui na contabilidade que passou por dois anos de dificuldade, as vezes não mandava nada, muita coisa atrasada, pra completar o dono ainda pegou câncer, mas mesmo assim mantivemos a relação e hoje a empresa se reergueu e ainda nos rendeu um cliente bom, com honorários de 21 mil.
O que quero dizer no final das contas é que você tente ao máximo fazer a sua parte, se ver que é inviável continuar, ai sim tome uma decisão.
Tente sempre manter as boas relações, que isso conta muito no mercado!