x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 6

acessos 9.931

Empresa inativa só falta dar baixa na Prefeitura

Eden Caldas

Eden Caldas

Iniciante DIVISÃO 2
há 7 anos Quarta-Feira | 11 janeiro 2017 | 18:29

Tenho uma empresa inativa desde 2013 e já dei baixa na receita e na junta comercial.
A prefeitura está cobrando imposto mercantil de todos esses anos. Acredito que seja o licenciamento. Lá diz que a empresa está ativa.

Tem alguma forma de eu informar que estava inativa todo esse tempo e eles removerem esses débitos?
A prefeitura entra naquela lei que empresa 5 anos parada pode fechar sem pagar os tributos?
Simplesmente ignorar isso pode me acarretar problemas?

Qual a melhor forma de lidar com isso sem pagar por algo que não usei?

Lucélia Fiuza

Lucélia Fiuza

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 12 janeiro 2017 | 16:14

Prezado Eden;
Boa Tarde!

Aqui em BH, existe um processo em que pode-se pleitear a exclusão destas taxas em caso de inatividade comprovada.
Te aconselho a procurar a Prefeitura da sua cidade, munido da documentação da empresa e Declarações de Inativas e Comprovante de Baixa e verificar a possibilidade a pleitear extinção dessas taxas.
Boa Sorte

Lucélia Fiuza

" Para sermos felizes precisamos aprender a usar as coisas e amar as pessoas, e não amar as coisas e usar as pessoas."
Victor Rodrigues

Victor Rodrigues

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 12 janeiro 2017 | 17:45

Boa tarde Eden,
Você deve levar a documentação que comprove a data da qual a empresa fora cancelada à prefeitura, junto com um Ofício explicando a situação, deverá fazer este recurso requerendo a anulação dos débitos posteriores ao cancelamento da empresa. Protocole na prefeitura de sua cidade!

junia santos

Junia Santos

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 23 janeiro 2017 | 13:58

boa tarde,
colegas,

baixei uma empresa agora em janeiro/2017 e logo depois tenho que fazer a declaracao de extinçao, isso era feito no mesmo local que se faz as inativas, com essas mudancas havera de ser feita pelo DCTF?
alguem saberia me dizer?



grata

junia

Junia Meireles
antonia

Antonia

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Administrativo
há 7 anos Segunda-Feira | 23 janeiro 2017 | 14:47

Ola boa tarde,
Me ajudem..
Tenho um escritorio trabalho com placas de fotovoltaicos.
Dai vou começar a fazer vendas de materiais e vou alugar um deposito somente para armazenar,me digam eu precisarei abrir um novo cnpj ou poderei faturar as nfs de venda com o cnpj do escitorio ?
E no caso qual programa de emissao de nf posso usar
?? me indiquem um que seja bom !!
aqui do estado de Goias

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.