x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 8

acessos 3.493

Retificação competência DCTF

Mayra

Mayra

Iniciante DIVISÃO 5, Gestor(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 16 janeiro 2017 | 13:14

Boa tarde,
Procurei esse caso no fórum, mas não encontrei.
Preciso fazer a retificação da DCTF, entretanto seria na competência. Enviamos uma declaração de outubro, como as informações corretas, entretanto com a competência de novembro.
Alguém sabe se é possível fazer essa retificação? E como eu poderia fazê-la?
Senão sabem em qual tópico posso escolher para agendamento na receita?

Obrigada

HELIO DA SILVA PONTES

Helio da Silva Pontes

Prata DIVISÃO 4, Consultor(a) Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 17 janeiro 2017 | 17:54

Mayra boa tarde,

A retificação é simples de ser realizada.. Basta você preparar uma nova declaração, com os dados corretos, informando que trata-se de uma declaração retificadora e informar o numero do recibo da declaração a ser retificada...

Qualquer duvida estamos a disposição!

Sds,

HÉLIO PONTES
HSP SERVIÇOS ESPECIALIZADOS
Assessoria Administrativa, Financeira, Contábil, Fiscal e Societária
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/helio-pontes-67461021
Mayra

Mayra

Iniciante DIVISÃO 5, Gestor(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 18 janeiro 2017 | 11:36

Olá Hélio, muito obrigada pela resposta.

Nós enviamos a declaração de outubro como se fosse de novembro, então o sistema não reconhece nenhuma declaração de outubro, quando tentei retificar, inclui uma declaração de outubro com o número de recibo da anterior, enviada como novembro, mas o sistema não permitiu o envio com um aviso que não é possível retificar uma declaração que não consta a original.

Você saberia qual o tópico de agendamento eu devo marcar para uma visita em um posto de atendimento da Receita? Procurei e não tem nada específico para a DCTF?

HELIO DA SILVA PONTES

Helio da Silva Pontes

Prata DIVISÃO 4, Consultor(a) Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 18 janeiro 2017 | 11:52

Mayra bom dia...

Gostaria de entender melhor sua situação...

Quantas DCTF's voce enviou em 2016? Janeiro a Dezembro?

Pelo que estou entendendo, parece que a de Outubro voce nao enviou... certo? ao meu ver falta entregar uma declaração...

Entendi corretamente?

Com relação ao agendamento na Receita Federal segue o link:
www.receita.fazenda.gov.br

Abraços

HÉLIO PONTES
HSP SERVIÇOS ESPECIALIZADOS
Assessoria Administrativa, Financeira, Contábil, Fiscal e Societária
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/helio-pontes-67461021
Mayra

Mayra

Iniciante DIVISÃO 5, Gestor(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 18 janeiro 2017 | 13:03

Isso!
Entregamos a de outubro como se fosse novembro, percebemos o erro na entrega da declaração de novembro.
Como não foi possível fazer a retificação pelo sistema da declaração de outubro, nós retificamos a de novembro com os valores corretos, mas ficou como se não tivéssemos enviado a de outubro.
Já percebi que não há a possibilidade de fazer via sistema, minha esperança é tentar pelo atendimento na Receita Federal levando a declaração original, com as informações de outubro que foi enviada no prazo, entretanto como competência 11/2016.

A questão é que não sei em qual tópico se enquadraria para o atendimento na Receita.

HELIO DA SILVA PONTES

Helio da Silva Pontes

Prata DIVISÃO 4, Consultor(a) Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 18 janeiro 2017 | 13:18

Mayra ,

Ou seja, a competencia 10/2016 ainda nao foi entregue... Voce precisa preparar e entregar essa competencia o quanto antes e ainda terá incidencia de multa..

Nao acredito que a Receita Federal te ajude com relação a essa situação, mas se voce quiser tentar, realize o agendamento no serviço "Declarações e Demonstrativos / Declarações e Demonstrativos - Declaração e Demonstrativo Cópia Pessoa Jurídica"

Boa sorte!

HÉLIO PONTES
HSP SERVIÇOS ESPECIALIZADOS
Assessoria Administrativa, Financeira, Contábil, Fiscal e Societária
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/helio-pontes-67461021
Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 18 janeiro 2017 | 14:15

Boa tarde!

Entendo que não tem como retificar uma declaração que não foi entregue. Veja que na IN 1599/2015 fala em "declaração originariamente apresentada" a ser retificada:

Art. 9º A alteração das informações prestadas em DCTF, nas hipóteses em que admitida, será efetuada mediante apresentação de DCTF retificadora, elaborada com observância das mesmas normas estabelecidas para a declaração retificada.
§ 1º A DCTF retificadora terá a mesma natureza da declaração originariamente apresentada e servirá para declarar novos débitos, aumentar ou reduzir os valores de débitos já informados ou efetivar qualquer alteração nos créditos vinculados.


Mayra, se resolveres ir até à RFB, favor retornar ao tópico e relatar como ficou a situação ...

Amanda Pereira

Amanda Pereira

Prata DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 24 abril 2017 | 18:16

Boa tarde.

Em 01/2017 enviei uma dctf e marquei regime de competência (logo fiz toda declaração com base no faturamento da empresa naquela competência), mas a empresa está demorando muito a receber de seus clientes e decidiu que quer pagar os impostos pelo regime de caixa, no momento em que fui fazer uma retificadora e marquei a opção de regime de caixa eu não consegui. O que faço agora?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.