Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 1.101

Prestação de Consultoria Contábil/Financeira

Michael Jhonatan Rodrigues dos Santos

Michael Jhonatan Rodrigues dos Santos

Iniciante DIVISÃO 3, Bancário(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 16 janeiro 2017 | 14:08

Olá,

Este é meu primeiro post.
Sempre quis abrir um escritório contábil e prestar também serviços de consultoria e perícia. E decidi começar.
Neste final de semana uma amiga, dona de uma pequena indústria de alimentos, me pediu ajuda, nas palavras dela, "para organizar as finanças".
Ao questionar sobre o quê exatamente ela precisava, me explicou que seria Fluxo de Caixa, pois ela não sabe a teoria sobre o que deve registrar, já que trabalha com o caixa da loja, pagamentos no delivery (para os entregadores), cartões de crédito e débito, e aplicativos. Além de qualquer outra informação que a auxilie na organização financeira da empresa. Disse que a contadora apenas emite as guias de impostos e não fornece qualquer outro tipo de informação.

Minha dúvida é, como proceder neste caso, e quanto cobrar?
Devo apenas apresentar o que é um fluxo de caixa, acrescentando que deve criar um contas a pagar e um contas a receber
Ou seria algo mais elaborado, o que sugerem?

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 17 janeiro 2017 | 09:10

Michael Jhonatan,

Bem vindo ao Portal Contábeis!

Bom, primeiro deve ser analisado os serviços do contador e deixar claro que você não está aliciando e nem tentando um aviltamento de honorários visto que isso pode lhe gerar uma denuncia no CRC.

No caso da sua amiga seria detalhar de forma ampla como é feito o controle dos gastos, custos e receitas. Vale lembrar de maneira gerencial, pois contador também não faz milagres rsrs..

Como é feito isso?
Pode ser feito um controle através de planinhas como por exemplo: Valores gastos com mão de obra, valores de aquisição do produto X, valores gastos com energia e demais despesas. Quantidade/volume de produção XXX, você aloca os custos totais ao total produzido e vai ter o custo unitário, logo menciona uma percentual de lucro esperado, se condizer com as receitas é sinal que há um lucro na empresa.

Simplificando:
Você demonstra para a empresa em questão que deve ser relacionado tudo que entra e que sai, e uma previsão de tributos a pagar, para que se possa em determinados períodos saber se a empresa há lucro ou prejuízo.


-

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC ES-0021187/O
Michael Jhonatan Rodrigues dos Santos

Michael Jhonatan Rodrigues dos Santos

Iniciante DIVISÃO 3, Bancário(a)
há 7 anos Terça-Feira | 17 janeiro 2017 | 14:16

Obrigado pelas boas vindas e pela resposta Kaik Rodrigues.

Não quis entrar no mérito da questão de honorários, para não criar polêmica entre os colegas, pois considero os honorários pagos por minha amiga, pelos serviços de contabilidade, extremamente baixos. E de forma alguma me interessaria continuar prestando os mesmos serviços, por valor igual, ou menor do que hoje é pago.

O que realmente me interessa, seria este serviço de consultoria, pra eu começar a ter uma experiência de relacionamento com o cliente.
Aliás, pelo o que eu olhei no código de ética, não há nada que contraindica isso que estou querendo fazer. Mas claro que é questão de interpretação, você (Kaik Rodrigues), ou alguém que nos lê, tem alguma opinião diferente?
Posso enfrentar algum problema com o conselho por prestar este tipo de serviço esporádico para um cliente que já possui contador?
E suponha-se que o cliente goste do serviço prestado a ponto de querer fazer toda sua contabilidade comigo, por valores superiores aos que são pagos atualmente para sua contadora, posso ter problemas? (Como eu disse, não é meu intuito, mas digo apenas para enriquecer o debate rs)

Sobre a planilha, já comecei a elaborar aqui uma bem simples, detalhando isso que me indicou.
Muito obrigado, já será um ótimo começo.

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 18 janeiro 2017 | 09:57

Michael Jhonatan,

Em questão de consultoria não há nada que impeça você prestar esse serviço, pelo contrário, você pode sim desde que é claro não "invada" o campo prático de aplicação onde é prerrogativa do contador.

Futuramente se a empresa por livre e espontânea vontade quiser se transferir de contador, no caso do antigo para você também não há problemas pois como você mencionou será por valor maior e por vontade da cliente e não por aliciamento seu.

No mais, caso queira mesmo exercer tais serviços lhe desejo boa sorte.

-

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC ES-0021187/O
Michael Jhonatan Rodrigues dos Santos

Michael Jhonatan Rodrigues dos Santos

Iniciante DIVISÃO 3, Bancário(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 30 janeiro 2017 | 13:04

Muito obrigado Kaik.
Peço desculpas pela demora em responder. Mas infelizmente tive problemas de saúde, e acabei internando.
Isso inclusive adiou meus planos, pois estou em recuperação de uma cirurgia.
Mas assim que eu estiver recuperado, vou colocar em prática, buscando atentar para as suas sugestões.
Novamente obrigado. Até mais.

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 31 janeiro 2017 | 09:37

Michael Jhonatan,

Melhoras amigo e, boa sorte!!

Abraços.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC ES-0021187/O

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.