x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 6

acessos 4.602

Segunda graduação em Ciências Contábeis

Welton Silva

Welton Silva

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Sistemas
há 7 anos Segunda-Feira | 16 janeiro 2017 | 14:36

Olá a todos.

Sou graduado em Ciência da Computação, área em que trabalho há 10 anos. E sempre trabalhei como analista de negócios, cenário em que usei a TI como atividade meio em empresas de ramos distintos. Nessas experiências, sempre precisei manter constante diálogo com a contabilidade, como por exemplo, na parametrização dos Sistemas de Gestão e sua integração para com o ERP (participei da equipe de implantação de ERP). Ouvi de uma contadora (em uma das empresas que trabalhei) que seria muito útil se eu fizesse uma graduação em Contábeis, pois segundo ela, isso iria facilitar em muito o diálogo entre as equipe de TI e Contabilidade, principalmente em atividades de trabalho mútuo das duas equipes, como na implantação de um ERP e na extração de relatórios para cumprimento legal.

Recentemente, estou trabalhando como consultor de implantação de uma Solução de Gestão para Empresas de Prestação de Serviços: Folha de Pagamento, Gestão Operacional para Prestação de Serviços e Software ERP. Acredito que aliar minha formação em Tecnologia com Ciências Contábeis seria um plus como profissional. Sinto que preciso entender melhor os conceitos do ERP do ponto de vista legal e funcional assim como dominar o "contabiliquês". Além disso, vislumbro atingir um cargo de gerência futuramente.

Outro fator motivador, é que eu gosto de trabalhar com números, busca de padrões (interpretação) em um cenário com muitas variáveis numéricas e controles financeiros.

Gostaria de saber se vocês, profissionais da Contabilidade, vêem uma ligação entre TI e contabilidade e se meu raciocínio está correto. Ou seja, um profissional de TI com contabilidade ou vice-versa é um profissional raro (e caro) no mercado, e, se as duas formações se complementariam?

KLEBER  RIBEIRO

Kleber Ribeiro

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 16 janeiro 2017 | 15:01

Boa tarde Welton;

No meu ponto de vista, existem dois ´´mundos`` quando se fala em Graduação em Ciências Contábeis.

O mundo ´´imaginário``, lógico que quando falamos em curso de Contábeis, imaginamos o aprendizado em todas as áreas importantes para o cumprimento de nossa profissão de forma satisfatória, dentro de todas as normas e preceitos que a contabilidade exige.

Eu também antes de fazer o curso, imaginava que iria sair da graduação apto a entender sobre SPED, RAIS, DIRF, IRRF..... e assim por diante.

4 anos após o curso, minha sorte foi sempre estar trabalhando na área, naquela época como auxiliar, pois se não fosse assim, até hoje mesmo tendo diploma de curso superior, não saberia praticamente nada do que precisaria.

Pra se ter uma ideia, nunca fiz simulação de entrega de declarações aos órgãos competentes, nem para pessoa jurídica e nem física. Seja ela declarações sobre a renda ou sobre funcionários.

O segundo ´´mundo`` é o que é divulgado pelo MEC e outros que defendem o curso. Esse mundo é pautado em aprendizado, o mundo ideal que se aprende em sala de aula, onde você sai realmente um cientista do patrimônio (Ciências Contábeis).

Nesse ´´mundo`` tudo é lindo, você aprenderá tudo que precisa, sairá um profissional capacitado, apto a trabalhar em qualquer área que a contabilidade alcance (inclusive a TI).

Para você ter uma noção, eu nem vi o que seria um SPED, GFIP, RAIS...... etc.

Como um profissional que nem vê o que é isso, saberá usar o aprendizado para melhoramento da TI por exemplo?

Não quero em hipótese nenhuma te tirar o foco do seu trabalho ou te desanimar, porém a minha opinião é que um curso desse não te ajudará em praticamente nada do que precisa.

Você só aprenderia mesmo se tivesse oportunidade de trabalhar na área, porém imagino que não seria o seu foco no momento.

Kleber Ribeiro

CRC-GO 023025/O-8

Contador
 Eduardo  Freitas

Eduardo Freitas

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 16 janeiro 2017 | 15:37

Caros colegas,

A grande verdade é que os Analistas de Negócios de TI que trabalham com desenvolvimento de softwares contábeis, TÊM, necessariamente, que conhecer muito de contabilidade. Welton, creio ser sim, uma raridade, os profissionais de TI que possuem formação em contábeis. Que ótimo será o dia em que teremos este profissional disponível no mercado!

Att

Eduardo Freitas
FMS CM
Controlador Geral
[email protected]
Welton Silva

Welton Silva

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Sistemas
há 7 anos Segunda-Feira | 16 janeiro 2017 | 15:40

Primeiramente, obrigado Kleber Ribeiro pelo retorno.

Realmente meu foco no momento não é trabalhar com contabilidade, pelo menos não agora. Tenho intenção de aprender sobre essa ciência para agregar ao meu perfil profissional pois toda vez que algo caminha para contabilidade, é como se fosse uma caixa cinza pra mim. Nesse cenário, eu precisaria aprender sobre os diversos relatórios da contabilidade e sobre o conceito geral da contabilidade.

O que você falou sobre a deficiência na formação, acho que isso é geral. Em minha formação como TI, se eu não tivesse "colocado a mão na massa" por conta própria também teria me formado sem saber quase nada. Tenho colegas de turma que sequer sabem formatar seu próprio computador.

No meu caso, eu já trabalho de maneira indireta com alguma coisa da contabilidade. Como faço a implantação de uma solução de software ERP, tenho várias parametrizações no Sistema de Gestão Operacional que dependem da forma como a contabilidade do cliente trabalha. Por exemplo: Contabilização, verbas/eventos, incidências e impostos da folha de pagamento, as formas de rateio (normalmente por tomador de serviço), parametrização de impostos na prestação de serviços, parametrização de Contas contábeis e Centro de custo no ERP, etc. Ou seja, toda a parametrização do Sistema de Gestão que implanto impacta no ERP e por conseguinte para a contabilidade. No dia a dia, sinto que preciso de maior conhecimento de contabilidade para ser mais efetivo no meu trabalho. Nesse sentido, pensei que a formação em contábeis seria útil. Além disso, tenho bastante contato com a equipe de suporte da Folha de Pagamento e sempre tem algo quanto às obrigações legais: DIRF, RAIS, GFIP, etc. Ou seja, de certa forma, eu teria algum contato com esses conteúdos.

Pensei em fazer uma especialização, em controladoria por exemplo, mas acho que os fundamentos da contabilidade me fariam muita falta. Procurei sem sucesso cursos técnicos a distância por ser muito específico e breve (EaD pois podem surgir viagens a trabalho). Daí acabei me direcionando para uma segunda graduação. Você conhece algum curso que poderia me ser útil nessa minha proposta?

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 16 janeiro 2017 | 16:30

Welton Silva

Sem dúvidas é um ótimo caminho, vc tem muito a ganhar!

Uma graduação sempre vem para acrescentar conhecimento em nossa vida e sua escolha será certeira...

Concordo com o Kleber quando menciona que a formação é bem deficiente e as dificuldades aparecem no dia a dia da prática, mas quando lidamos com alguém que tem o minimo de visão sobre a área e o melhor: tem interesse em agregar isso faz TOTAL diferença.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Welton Silva

Welton Silva

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Sistemas
há 7 anos Segunda-Feira | 16 janeiro 2017 | 20:16

Obrigado pelas respostas.

Fiz minha inscrição no processo seletivo para segunda graduação, o resultado sai até o final do mês. Acho que o grande desafio será transpor todo o conteúdo teórico estudado para meu cenário de trabalho. Se alguém tiver algo a mais para acrescentar na discussão será muito válido, pois ainda tenho alguma insegurança se é realmente válido profissionalmente. Do ponto de vista pessoal não tenho dúvidas, venho pesquisando assuntos como finanças, patrimônio, investimentos, etc e acho que isso está relacionado ao conhecimento que pretendo buscar.

KLEBER  RIBEIRO

Kleber Ribeiro

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 20 janeiro 2017 | 17:52

Boa tarde Welton;

O profissional quem faz é o aluno e não a faculdade.

Se está certo de que a graduação trará benefícios ao seu trabalho, claro que deverá fazer.

Aprendizado nunca é demais, e todos sabemos que é a única coisa que ninguém nos rouba.

Espero que tenha sucesso em seu curso, sempre que precisar este fórum estará a disposição para eventuais dúvidas e/ou sugestões.

Abraço!

Kleber Ribeiro

CRC-GO 023025/O-8

Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.