x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 557

Ajuste de lançamentos contábeis

Carlos Matumoto

Carlos Matumoto

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 18 janeiro 2017 | 13:30

Boa tarde

Tenho uma dúvida, e gostaria de saber se algum colega já teve esse problema.

Estou reconhecendo umas receitas de 2014 e 2015, já fiz os pagamentos dos impostos agora em dezembro/2016 com as devidos acréscimos.
Na contabilidade me informaram que não devo lançar em ajustes de exercícios anteriores, e teria que abrir os livros anteriores e fazer os lançamentos de regularização, vou retificar o sped ECD e o ECF.
Os colegas poderiam me ajudar ou já passaram por isso.

Carlos Matumoto

Carlos Matumoto

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 23 janeiro 2017 | 13:26

E que uma empresa de consultoria que eu questionei, respondeu que para fazer os lançamentos de ajustes teria que abrir os livros novamente e fazer os acertos, e não seria por ajustes de exercícios anteriores. Os livros já estão autenticados e não posso mais substituir e acho que não vou conseguir retificar as ECD e ECF. Por isso que preciso de ajuda de alguém que já passou por isso ou semelhante e tem algum parecer de auditor ou contabilista.

Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 7 anos Segunda-Feira | 23 janeiro 2017 | 13:35

Boa tarde.

Tivemos um caso semelhante e fizemos todos os lançamentos (receitas, custos, impostos) numa conta chamada de Resultados Extraordinários no resultado (DRE) , e na Nota Explicativa foi mencionado todo o ocorrido. Tudo com aval da Auditoria Externa.

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"
Carlos Matumoto

Carlos Matumoto

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 23 janeiro 2017 | 13:43

Ok. Anderson muito obrigado.

Só para não ficar dúvida, esse Resultados Extraordinários no Resultado influenciou no resultado do exercício corrente, ou depois foi feito o ajuste no Patrimônio Líquido.

Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 7 anos Segunda-Feira | 23 janeiro 2017 | 14:33

Carlos,

Sim, esse valor influenciou o exercício corrente e no PL para melhor controle você pode controlar em uma rubrica especifica depois de encerrar os exercício.

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.