x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 8

acessos 2.466

Termo de Intimação Dcomp x DIPJ - CSLL

Rafael Augusto

Rafael Augusto

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 18 janeiro 2017 | 16:03

Boa tarde a todos,
Tentei procurar algum tópico já aberto sobre o assunto mas não consegui, então peço ajuda todos, pois estou sem saber o que fazer.
Faço Dcomp a algum tempo e já recebi algumas intimações que consegui resolver, procurando na internet e muitas vezes neste fórum.
Mas agora cheguei a um ponto que não consigo achar uma resolução.
A soma das parcelas de crédito demonstradas no PER/DCOMP é inferior ao demonstrativo de crédito informado nas linhas correspondentes da DIPJ,   e o(s) débito(s) por estimativa informado(s) na DIPJ é(são) diferente(s) do(s) valor(es) declarado(s) na(s) DCTF correspondente(s). O total do   crédito demonstrado no PER/DCOMP deve ser suficiente para comprovar a quitação da contribuição ou imposto devido, se houver, e a apuração do   saldo negativo.   Apuração: EXERCÍCIO 2014 ­ 01/01/2013 a 31/12/2013   Demonstrativo parcelas crédito DIPJ: R$ 120.442,06 (Somatório dos valores da FICHA 17, LINHAS 87 A 93)   Demonstrativo parcelas crédito PER/DCOMP: R$ 9.350,77 (Somatório das informações das fichas Imposto de Renda pago no exterior, CSLL Retida na   Fonte, Pagamentos, Estimativas compensadas com saldo de períodos anteriores, Estimativas parceladas e Demais estimativas compensadas)   Estimativas ano­calendário: 2013
A parte da DCTF já achei o erro e retifiquei, veio um demonstrativo junto na intimação, mas esta parte do saldo negativo, realmente não sei como arrumar, pois o valor de R$ 120.442,06 da DIPJ é o valor que foi recolhido ( estimativa), mas so tenho saldo negativo de R$ 9.350,77 (linha 94 DIPJ, ficha 17).
Devo alterar o valor na DCOMP para o total pago de estimativa, mesmo sendo somente R$ 9.350,77 de saldo negativo?
Desde ja agradeço muito a atenção de todos.
Att.
Rafael

Rafael Augusto
Contador
HELIO DA SILVA PONTES

Helio da Silva Pontes

Prata DIVISÃO 4, Consultor(a) Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 18 janeiro 2017 | 16:37

Rafael Augusto boa tarde,

Na PerDcomp voce precisa demonstrar toda a composição dos valores retidos e pagamentos realizados no periodo que formaram seu saldo negativo...

Ou seja, em algum momento voce movimentou um valor aproximado de R$ 129.792,83, que depois de diminuído o valor devido (R$ 120.442,06) lhe gerou o saldo negativo em R$ 9.350,77...

Espero ter ajudado!

Sds

HÉLIO PONTES
HSP SERVIÇOS ESPECIALIZADOS
Assessoria Administrativa, Financeira, Contábil, Fiscal e Societária
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/helio-pontes-67461021
Rafael Augusto

Rafael Augusto

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 18 janeiro 2017 | 16:48

Primeiramente, muito obrigado Sr. Helio,

Tenho pagamentos durante o ano (estimativas) que somando chegam ao valor de R$ 120.442,06, mas no final do ano fiquei com um saldo a pagar de imposto no valor de R$ 111.091,29, com isto coloquei o valor do R$ 9.350,77 de saldo negativo.
Na DCOMP, devo colocar todos estes pagamentos (estimativas) totalizando os R$ 120.442,06? Coloquei somente o ultimo e no VALOR UTILIZADO PARA COMPOR O SALDO NEGATIVO DO PERIODO, coloquei os R$ 9.350,77? Este é meu erro?
O valor do saldo negativo da Dcomp será 120 mil ou os 9? Na ficha de Saldo negativo da CSLL?

Rafael Augusto
Contador
HELIO DA SILVA PONTES

Helio da Silva Pontes

Prata DIVISÃO 4, Consultor(a) Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 18 janeiro 2017 | 17:06

Entao Rafael,

Isso é um erro comum e voce não está sozinho nessa, ok? rsrs

Pense da seguinte forma:
A PerDcomp inicial, onde voce explica pra Receita Federal como voce chegou no saldo negativo, deve funcionar da mesma forma como acontece na DIPJ, se nao me engano na ficha 12A... Ou seja, voce precisa informar na PerDcomp a composição dos R$ 120.442,06

Detalhe: Se voce teve no ano retenções na fonte, essas tambem precisam ser inteiramente informadas na ficha 29 da PerDcomp

Abraço e boa sorte!

HÉLIO PONTES
HSP SERVIÇOS ESPECIALIZADOS
Assessoria Administrativa, Financeira, Contábil, Fiscal e Societária
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/helio-pontes-67461021
Rafael Augusto

Rafael Augusto

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 18 janeiro 2017 | 17:18

Muito obrigado Sr. Helio, ja estou retificando.

Espero conseguir aprender logo, estas intimações assustam um pouco. Rsrsrs

Só para confirmar, tenho que colocar todos os pagamentos, que vão chegar ao valor total de R$ 120 mil, mas o saldo negativo informado no credito será somente os 9 mil certo?

Novamente, agradeço o senhor pela ajuda.

Rafael Augusto
Contador
Thais

Thais

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 18 maio 2017 | 16:53

Boa Tarde.

Estou com a mesma situação do Rafael.
Só não entendi qual o campo devo corrigir. Eu recolhi no ano de 2013 o montante de R$80.098,22, mas na apuração anual o saldo a pagar de imposto foi de 40.975,25, restando um saldo a ser restituido de R$39.122,97

Estou preenchendo da seguinte forma na Dcomp retificadora:
Ficha: Saldo Negativo de CSLL
Campo: Valor do Saldo Negativo - R$39.122,97
Campo: Crédito Original na Data de Transmissão: 39.122,97
Ficha: Pagamentos
Campo: Valor do Principal - R$80.098,22
Campo: Valor Ultilizado para compor o saldo Negativo do Periodo - R$80.098,22

Está correto? o sistema não gerou erros, mas a primeira dcomp estava errada e o sistema também não gerou erros, por isso achei melhor confirmar se estava fazendo corretamente.

Desde já agradeço a ajuda e atenção.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.