Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

ARQUIVO MORTO

respostas 3

acessos 639

13º Salário x Rais

Tereza Stange

Tereza Stange

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Quinta-Feira | 19 janeiro 2017 | 15:13

Boa tarde a todos!

Estou com um problema na segunda parcela do 13º salário pago dia 20/12/2016 e gostaria de saber se alguém poderia me ajudar por gentileza.

Alguns funcionários recebem adicionais de insalubridade, periculosidade e adicional noturno. Quando eu fui pagar a segunda parcela o meu sistema não pegou o valor integral do adicional para descontar a metade que ja havia pago dia 30 de novembro.

Exemplo:
Salario Integral: 1861,02
Periculosidade: 558,30

Ou seja, o valor a pagar é de: 2.419,32

Na primeira parcela dia 30/11/2016 foi pago 1.209,67 (até aí ok)
Na segunda parcela era para meu sistema fez o seguinte:

Pegou o valor integral do salário: 1861,02 descontou o que foi pago na 1ª parcela, sobrando 930,51 para ser pago na 2ª parcela. (ate aqui, ok)
Agora que veio o problema.
Ao invés do sistema fazer a mesma coisa com o valor do adicional de periculosidade pegando os 558,30 e descontar o que foi pago na 1ª parcela, ele calculou o valor somente de uma parcela ou seja 279,15.

Com isso, o valor dos impostos firam errados e o valor liquido a receber tbm.

A minha dúvida é:
Eu posso pagar esse complemento do 13º salário junto com a folha de janeiro/2017?
Se eu fizer isso, o valor da minha rais ano base 2016 vai ficar errado e pode causar problema?
Ou eu preciso acertar, fazer sefip de novo antes de fazer a rais???

Antonio Neto

Antonio Neto

Prata DIVISÃO 4
há 7 anos Quinta-Feira | 19 janeiro 2017 | 15:21

Eu aconselho pagar essa diferença do 13º conforme você disse, no mes 01/2017.
A rais ao meu ver não ficará errada, o erro aconteceu no pagamento do 13º e no mês em que a empresa notou o erro já o corrigiu, os valores vao ser incluídos na folha, no caso de uma fiscalização você deverá apresentar a documentação comprovando o porque disso.
Bom essa é minha opinião ..

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 7 anos Segunda-Feira | 23 janeiro 2017 | 10:59

Prezado(a) Usuário,

De acordo com o previsto em nossas Regras (https://www.contabeis.com.br/regras) gostaríamos de enfatizar e instruí-lo na utilização da Ferramenta de Pesquisa:

Em mensagem postada no Fórum em Quinta-Feira, 19 de janeiro de 2017 às 15:13:50, com o assunto: 13º Salário x Rais já existe(m) questionamento(s) semelhante(s) encontrado(s) no Fórum Contábeis. Confira:

https://www.contabeis.com.br/forum/topicos/238885/rais-2017-ano-base-2016/1

Aproveitamos para esclarecer o modo de buscar no Fórum, utilizando como exemplo o tópico criado por você: Clique no link a seguir para ser direcionado a página de BUSCA, com mais resultados sobre o tema proposto:

Oculto469%3Ajgr23wms47u&cof=FORID%3A10&ie=ISO-8859-1&q=13º+Salário+x+Rais" target="_blank">www.contabeis.com.br

Agradecemos pela compreensão e contamos com sua cooperação, pesquisando sempre antes da criação de novos tópicos.

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.