Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 413

Afastamento INSS

Carolina Cunha

Carolina Cunha

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 7 anos Sexta-Feira | 10 fevereiro 2017 | 10:17

Bom dia

Amigos, me tirem uma duvida por favor.

Tenho um funcionário que tentou afastamento pelo INSS, porém foi negado por falta de comprovação do segurado. O atestado de 15 dias foi de 24/11/16 a 08/12/16. A pericia foi realizada dia 27/01/17, no dia 28/01/17 o funcionário apresentou novo atestado de 14 dias. Devo aceitar este atestado?

Aceitando ou não, existe embasamento legal para esta aceitação ou não do atestado?

Os CID não são os mesmos, mas são parecidos, se entende que é pelo mesmo motivo.

No meu entendimento se a já empresa pagou os primeiros 15 dias e ele recebeu alta médica ele deveria voltar ao trabalho, se ele não retornou seria falta a partir do dia 28/01/17. Mas como ele não voltou a trabalhar a empresa não tem obrigação de pagar novamente os 15 primeiros dias, sendo assim ele continuaria afastado até passar por uma nova pericia, que provavelmente será negada novamente.

Desde já agradeço a atenção.

José Carlos Jc

José Carlos Jc

Prata DIVISÃO 2, Analista
há 7 anos Sexta-Feira | 10 fevereiro 2017 | 11:31

Carolina Cunha, bom dia


A pericia foi realizada dia 27/01/17, no dia 28/01/17 o funcionário apresentou novo atestado de 14 dias. Devo aceitar este atestado?

Resposta: Não,

Para ele voltar deveria ter passado pelo medico do trabalho que iria avaliar se ele estaria apto ao retorno, como isto não deve ter acontecido quem tem manter ele é a Previdência...


sucesso


Depto Pessoal & RH (Apoio Remoto e Whatsaap)
Fechamento de Folhas de pagto para empresas
Microempreendedores & E-social Doméstico
(81) 973248012 (Whatsaap)
e-mail: [email protected]
Atendimento via WhathSaap ou fone....
gizele rodrigues souza da silva

Gizele Rodrigues Souza da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 27 março 2017 | 10:54

Bom dia, estou em uma situação bastante complicada, tem um funcionário de uma empresa que está afastado por mais de um ano pelo inss porem a data para ele comparecer ao INSS era dia 13/01/2017 o mesmo não compareceu, fiz um novo agendamento para dia 14/03/2017 e o mesmo não compareceu entrei em contato com o INSS que informou não ter nenhum beneficio para o funcionário.
O mesmo não compareceu a nenhuma das ultimas pericia e tão pouco a empresa, (para piorar ele esta em um estado depressivo e não tem nenhum parente por ele) o que devo fazer, a principio coloquei como se ele estivesse ainda afastado porem esse mês a empresa solicitou que colocasse falta o mês todo.

Peço encarecidamente a ajuda dos colegas, pois estou sem saber o que fazer.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.