x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 2.044

Ativo Imobilizado

Bruna Gomes

Bruna Gomes

Bronze DIVISÃO 4, Analista Financeiro
há 7 anos Quarta-Feira | 15 fevereiro 2017 | 18:26

Pessoal

Estou iniciando a fazer a contabilização de uma escola, estou com dúvida sobre a contabilização das compras dos livros a serem utilizados em sala de aula. Posso classifica-los com Ativo Imobilizado?

SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 15 fevereiro 2017 | 22:49

Se forem livros que se modificam a cada ano, vc não precisa imobilizar. também não é preciso imobilizar se o conjunto de compras de livros em um mês não supere 1.300,00. (valor a confirmar)

Agora, livros que ficarão na biblioteca e de uso plurianual e de valor coletivo de 1.300, é preciso imobilizar;
.



Bruna Gomes

Bruna Gomes

Bronze DIVISÃO 4, Analista Financeiro
há 7 anos Sexta-Feira | 17 fevereiro 2017 | 09:15

Obrigada pela sua resposta Salvador.

Então, terei que imobilizar serão livros que o valor coletivo é maior que $ 1.300,00 e eles ficam em sala de aula mais no futuro ficaram em biblioteca.

Grata.

Mateus César Alvez de Morais Almeida

Mateus César Alvez de Morais Almeida

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 17 fevereiro 2017 | 10:05

Bom dia Buna
Podem ser consideradas como despesas operacionais as aquisições de bens de pequeno valor (bens de Natureza Permanente) ,o custo de aquisição de bens do ativo permanente cujo prazo de vida útil não ultrapasse a um ano ou de valor unitário não superior a R$3000 ,00 mais ou menos , faça uma pesquisa ,nao me recordo Bem muda Muito com frequencia ,Fiscalmente, a imobilização do bem de pequeno valor é opcional e contabilmente, para fins de análise, seria bom imobilizar pode lançar como despesa, poderia criar uma conta dentro de Despesas Operacionais com o nome de "Bens de Natureza Pernamente Não Imobilizado".

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.